Estudar

5 Dicas para estudar para o ENEM

Com as recentes alterações no ENEM devido à pandemia referente da COVID-19, muitos estudantes estão apreensivos por não saberem quando as provas serão realizadas. O que se sabe é que, provavelmente, as provas não serão realizadas neste ano, o que pode te dar mais tempo para se preparar melhor.

Por isso, trouxemos 5 dicas para você estudar para o ENEM e mandar bem na hora da prova!

1. Crie um cronograma adaptado à sua realidade

Quando ouvimos falar sobre cronograma de estudos, logo pensamos em jornadas diárias cheias de conteúdo. Acontece que desenhar algo que esteja muito fora de sua rotina, além de te deixar sobrecarregado de informações, pode fazer com que você não aprenda, de fato, o que está estudando. Antes de fazer seu cronograma de estudos, reflita sobre o quanto você consegue estudar por dia de maneira proveitosa, quais períodos do dia consegue ter mais atenção, que ambientes de sua casa são mais silenciosos e quais métodos de ensino te ajudam a absorver mais informações.

2. Entenda as matérias que tem mais e menos afinidade

Algumas pessoas separam o estudo de matérias em horas ou dias iguais, mas nem sempre isso pode dar certo. Mapeie quais são as matérias que você possui maior e menor afinidade e tenha tempos específicos para elas. Por exemplo, se você tem dificuldades em matemática, separe mais tempo em seu cronograma para estudar essa matéria. 

3. Use provas antigas para treino

Na internet é simples encontrar provas passadas. Por mais que o conteúdo mude anualmente, com elas você consegue ter uma base do que costuma cair e também a complexidade das questões. Tente se programar para fazer, pelo menos, uma simulação por mês. 

4. Mantenha-se atualizado

A redação é uma parte muito importante do ENEM e seu tema é revelado no dia da prova. Para estar bem preparado, é importante estar ligado aos temas atuais pois eles costumam ser o foco da redação. Se atualize sempre, leia portais de notícias, assista jornais e esteja por dentro das discussões que estão rolando. Com isso, você terá boas chances de dissertar sobre o tema abordado. 

5. Use plataformas on-line específicas para estudos

Existem plataformas que são voltadas para preparar estudantes para realização de provas importantes, como o ENEM e vestibulares. O Me Salva, Descomplica e Estuda.com são alguns deles! Inclusive, o Estuda.com tem acessos gratuitos para resgate no PROACOINS. Ao conseguir a pontuação necessária, você consegue acesso gratuito à plataforma que tem conteúdos diversos, simulações e dicas para que você esteja bem preparado para o ENEM!

E você, tem mais alguma dica de estudo? Basta contar pra gente aqui nos comentários!