Trabalhar / Conquistando meu emprego

5 dicas do que não fazer em uma entrevista de emprego

A entrevista de emprego é que o pode te deixar à um passo de conquistar aquela tão sonhada vaga, não é mesmo? Se sair bem nela é primordial e existem muitos conteúdos com dicas do que fazer. Mas, e o que não fazer? Abaixo, trouxemos pontos importantes do que NÃO fazer em uma entrevista de emprego.

1- Não ter estudado sobre a empresa

Ao ir à uma entrevista de emprego, você precisa não só mostrar as suas qualificações como também mostrar o por quê merece essa vaga. Não saber nada sobre a empresa mostra desinteresse e, seja sincero, quem vai querer contratar uma pessoa que nem sabe o que está fazendo ali? 

2- Dar informações falsas

Por mais que você esteja inseguro em relação às suas competências profissionais, nunca dê informações falsas em uma entrevista. Você pode facilmente ser pego através de algum teste de habilidades ou até mesmo, após ser contratado, ver que alguém de dentro da empresa já te conhecia e pode rebater as informações que você deu. Seja sempre sincero sobre informações pessoais e profissionais e, caso não saiba alguma informação, assuma que não sabe mas que irá estudar sobre o assunto. 

3- Vestir-se de maneira inadequada

Nem todos os lugares exigem que os entrevistados e até mesmo contratados se vistam de social, porém, mesmo que a empresa seja informal, evite usar roupas curtas, transparências, bonés e bermudas. Para garantir que está adequado, estude um pouco sobre a empresa para entender como é o dress code e vá preparado, ok?

 

4- Mexer no celular

Em hipótese alguma utilize seu celular durante a entrevista, mesmo que o entrevistador tenha saído da sala por um tempo curto. Esteja focado na entrevista e na conversa com o entrevistador. 

5- Falar gírias e palavrões

Por mais que o papo esteja agradável, ainda se trata de uma entrevista profissional e falar gírias e palavrões pode passar uma ideia que você não quer. Não precisa ter um linguajar elaborado ou excessivamente formal, mas fale de maneira educada, objetiva e lembrando-se sempre do momento em que você está: em uma entrevista de emprego. 

6- Fazer perguntas pessoais ou invasivas ao entrevistador

Não faça perguntas que não tenham a ver com a conversa que você estão tendo. Por exemplo, perguntar salários, funções de terceiros ou solicitar informações pessoais do entrevistador ou demais pessoas da empresa é uma atitude que pode passar uma imagem antiética e fazer você perder a vaga. 

7- Falar mal da antiga empresa ou empregador

Por mais que você não tenha saído bem da empresa anterior, não fale mal dela e nem de seus empregadores. Se precisar falar sobre alguma situação desagradável (que seja questionada pelo entrevistador), fale de maneira profissional e objetiva. 

Aproveite e guarde esse texto para quando for para sua próxima entrevista e aproveite para enviar para seus amigos que estão em busca de um emprego!