Trabalhar

O que é feedback e por quê ele é tão importante?

Você já deve ter escutado bastante sobre o termo feedback, correto? A palavra em inglês pode ser interpretada como “comentários”, mas um feedback vai muito além disso. Hoje nós vamos te explicar melhor sobre essa ferramenta profissional e como ela pode te ajudar no seu desenvolvimento.

Feedback é diferente de opinião

Algumas pessoas acreditam que dar um feedback é apenas falar sua opinião sobre o trabalho ou desempenho do outro, mas não é isso. Um feedback precisa ser uma ferramenta de desenvolvimento e comunicação com o objetivo de estimular o crescimento profissional e corrigir comportamentos que possam atrapalhar a evolução de um colaborador. O feedback precisa vir acompanhado de avaliação e também sugestões de melhorias para quem o recebe, além de acompanhamento contínuo para haver uma avaliação mais detalhada e efetiva.

Quem pode dar feedbacks?

 

Geralmente um feedback é dado por gerentes e coordenadores para as pessoas de suas equipes, porém, algumas empresas também utilizam a ferramenta para que o caminho contrário também seja feito, garantindo assim com que todos estejam na mesma página, tanto quem delega quanto quem é delegado. Usar essa ferramenta de maneira mais ampla permite uma abertura maior entre todos os colaboradores, podendo auxiliar não só na união e desenvolvimento do time como também na implementação de processos mais otimizados, uma vez que um entende o trabalho, ritmo, dificuldades e qualidades do outro.

 

Como o feedback ajuda no seu desenvolvimento?

Quando feito de maneira correta, o feedback se torna uma ferramenta poderosa para o seu desenvolvimento pois, com ele, você consegue olhar o seu trabalho através de outra perspectiva e conhece caminhos alternativos para resolver questões que talvez você não teria tanta facilidade em encontrar sozinho. Além disso, você tem a visão de pessoas que estão com cargos que um dia você pretende alcançar e, com isso, pode aprender com elas quais são as competências que você precisa desenvolver e quais são os seus pontos mais fortes e como eles podem te ajudar na sua vida pessoal e profissional.

Gostou de saber mais sobre feedback? Então compartilhe esse post com seus amigos e colegas de trabalho e conte pra gente o que achou aqui nos comentários!