Estudar

5 dicas para focar nos estudos

Nos últimos dias temos falado muito sobre a importância dos estudos e como o conhecimento é a chave para que você seja o protagonista de sua vida. Inclusive, falamos no portal sobre como você pode estudar de graça através do PROACOINS!

Mas, com tantas possibilidades e coisas para aprender, como otimizar o seu tempo de estudo e ter mais foco? Hoje nós trouxemos 5 dicas para te ajudar!

Faça uma planilha com tudo o que precisa estudar

A gente sabe que, principalmente na juventude, a vontade de aprender o máximo de coisas possíveis é grande, porém, se você não organizar o seu tempo, provavelmente irá começar vários estudos e não conseguirá concluir nenhum. 

O primeiro passo é fazer uma planilha com tudo o que precisa estudar. Vamos supor, se você está no final do ensino médio, quer ter uma boa nota no ENEM e também quer estudar línguas, veja como é sua rotina semanal e quantas horas você tem disponíveis para estudar. Uma dica: separe por cor cada tipo de estudo, assim, você consegue se organizar melhor visualmente. Com isso pronto, veja quantas horas cada “cor” precisa e distribua esse tempo de acordo com as atividades que você tem na semana. Além de se organizar, você consegue criar uma rotina e acostumar o seu cérebro com a quantidade e frequência de estudos.  

Organize o seu ambiente de estudos

Tão importante quanto quando e como você vai estudar, é onde. Um ambiente bagunçado pode causar muitas distrações, afetando diretamente o seu foco. Separe um espaço na sua casa que tenha menos barulho e onde você consiga se concentrar. Deixe disponível neste espaço todas as ferramentas e objetos necessários para seus estudos como livros, calculadora, cadernos, canetas e etc. Assim, você evita se deslocar e acabar fazendo outras coisas no meio do caminho, além de perder tempo procurando algo. Importante também deixar água e lanchinhos, para caso sinta fome ou sede você não precise ir até a cozinha.

Se desligue das distrações

É muito importante que o seu tempo de estudos seja livre de distrações. Para isso, deixe seu celular longe e no silencioso, evitando a tentação de dar uma olhadinha nas redes sociais ou de bater papo com um amigo ou mandar aquela cantada pro crush. Compartilhe também com sua família sua agenda de estudos. Assim, eles colaboram e evitam te chamar ou entrar em seu espaço enquanto você está focado. Deixe em seu ambiente apenas o que ajuda em sua concentração. 

Explore métodos de ensino 

Você sabia que cada pessoa tem facilidade de aprender de maneiras diferentes? Enquanto alguns só conseguem aprender lendo, outros só conseguem absorver conhecimento ouvindo a matéria ou assistindo. Para saber qual método de ensino funciona melhor para você, faça um teste. Pegue uma matéria e tente estudar através de livros, vídeos e podcasts. Veja qual método te fez entender melhor o que estava estudando e dê prioridade para ele em seus outros estudos. Entender o que estimula mais o seu cérebro a absorver informações te ajuda a receber mais informações qualificadas em menos tempo. 

Respeite o seu ritmo

Para focar é importante entender o seu tempo e seu limite. Não adianta se obrigar a estudar 5 horas direto sendo que você tem dificuldades para isso. Escolha momentos do dia onde você tem mais atenção e se programe para fazer pequenos intervalos, evitando que você se canse mais rápido. É legal você trabalhar se recompensando. Por exemplo, coloque que a cada 1 ou 2 horas estudando direto você pode “se dar” 15 minutos de descanso para aliviar a mente. E por mais que você seja bom de memória, sempre anote tudo o que está aprendendo para, depois, estudar se baseando naquilo que já aprendeu.  

E você, tem mais alguma dica para focar nos estudos? Conte pra gente aqui nos comentários!