Notícias

PROA ● AO VIVO - Entrevistas de emprego: é assim que se faz!

por Anna Cotia - Instituto PROA18 de Junho de 2020

Entrevista de emprego é um momento tenso na busca por uma vaga no mercado de trabalho. Por esse motivo o PROA AO VIVO do dia 11 de junho trouxe Fábio Cassettari (Meu Entrevistador) e Liliane Fonseca (Especialista em processo seletivo), para dar dicas e tirar dúvidas sobre a hora da entrevista.  

A dinâmica  

Alguns dias antes da transmissão, Fábio Cassettari fez duas simulações de entrevistas com ex-PROANOS Essas simulações foram usadas como base para que ele pudesse entender as dificuldades e pontos de destaque nos jovens. Os entrevistados foram Tallita Andrade e Davi da Rocha Silva.  

GIF: https://media.giphy.com/media/5bo80GJx2qsHm0aITX/giphy.gif

Dicas e “truques” para entrevistas  

Um ponto importante na hora de fazer entrevista é saber o que dizer sobre você. Em qualquer processo seletivo, seja para uma vaga CLT, jovem aprendiz ou até mesmo para garantir uma vaga em um curso que você quer muito (como o PROA por exemplo), é necessário saber muito bem sobre você. Quando um entrevistador perguntar sobre você, é necessário estar com a resposta pronta, porém é necessário ser direto. Então prepare uma apresentação sobre você com mais ou menos 3 minutos de fala.  

GIF: https://media.giphy.com/media/3ohhwwZBeXEzShPU6Q/giphy.gif 

Além de saber sobre você, para uma entrevista é preciso estuar sobre a empresa onde está acontecendo o processo. Para estudar sobre a empresa é só pesquisar em seu site e redes sociais, também pode entrar em contato com algum funcionário através do LinkedIn.  

 

 

GIF: https://media.giphy.com/media/iH6ZjzyLgZSt3j0zzG/giphy.gif 

Novo momento e formas de entrevistas 

Durante a pandemia a forma como as empresas estão fazendo as entrevistas mudou, agora o presencial é a última escolha, portanto os processos seletivos estão sendo em sua maioria por meio de chamada de vídeo. Mas como estamos em casa, é possível que o vizinho comece a cantar alto, a mãe lave roupa, o cachorro resolva fazer arte e latir, como evitar que esses imprevistos atrapalhem na hora de falar com o entrevistador em vídeo? Todos estamos em casa, portanto é necessário entender e aceitar que não podemos controlar tudo e todos ao redor. O que precisamos é avisar o entrevistador se temos cachorro, crianças ou se algo pode atrapalhar a conversa entre vocês.  

GIF: https://media.giphy.com/media/fSjbcPSIEx5V8JdJFv/giphy.gif 

Mais dicas para sua próxima entrevista 

O PROA ● AO VIVO - Entrevistas de emprego: é assim que se faz! Trouxe muitas outras dicas além dessas, para saber mais e estar preparado para sua próxima entrevista, assista o vídeo na íntegra aqui em nosso Portal ou no nosso canal no YouTube. Não esqueça de se inscrever no canal para não perder nenhuma novidade. Nos vemos no próximo post! 😉