Trabalhar

Você Sabe O Que É Empreendedorismo?

A palavra empreendedorismo está muito em alta e isso se deve à vários fatores como a evolução da tecnologia, que nos permite ter acesso à mais informações de maneira mais rápida e também adquirir conhecimento sem precisar sair de casa. 

Mas, apesar de ser uma palavra conhecida, você sabe o que realmente significa empreendedorismo?

Muito mais do que criar um negócio

O termo, apesar de parecer recente, é citado há muitos anos por grandes estudiosos do mundo. O economista austríaco Joseph Schumpeter disse em 1945 que o empreendedorismo acontece quando pessoas versáteis, com habilidades técnicas para produção e capacidade de captação de recursos financeiros desenvolvem algo. Já Robert D. Hisrich defende que o empreendedorismo é, na verdade, um processo de criar algo diferente e com valor utilizando seus recursos de maneira criativa. 

Independente da definição, uma coisa é certa: empreender é encontrar oportunidades e, através delas, criar algo que possa trazer algum retorno, seja ele financeiro ou até mesmo pessoal. 

Tipos de empreendedores

Muitas pessoas associam ser empreendedor a ser um empresário, mas não é bem assim, viu?

Existem muitos tipos de empreendedores, mas os três mais comuns são os empreendedores sociais, empreendedores corporativos e empreendedores individuais.

Empreendedor individual

O empreendedor individual é aquela pessoa que, através de uma necessidade ou oportunidade abre o seu próprio negócio sozinho. Geralmente são aquelas pessoas que possuem alguma habilidade ou produto diferenciado e abrem sua empresa a partir dessa expertise.

Empreendedor corporativo

O empreendedor corporativo é uma pessoa que trabalha dentro de uma empresa e é responsável por entender as oportunidades, riscos e recursos internos e, a partir daí, criar novos negócios, produtos ou soluções para essa organização. 

Empreendedor social 

Já o empreendedor social é uma pessoa que cria um negócio ou iniciativa a partir de uma necessidade dentro de algum aspecto da sociedade ou que cause algum tipo de impacto social. Geralmente esses negócios são voltados para serviços que ajudem na inclusão social de pessoas de bairros de baixa renda ou até mesmo soluções que ajudem a evitar desperdício de alimentos e recursos, por exemplo. 

Qual é o perfil de um empreendedor?

Independente do tipo de empreendedor, existem características que são necessárias para aqueles que pensam em empreender, seja no âmbito individual, social ou corporativo. Entre elas, podemos destacar:

Criatividade para poder pensar em soluções diferentes e trazer inovações;

Inteligência emocional para lidar com situações que vão exigir paciência e resiliência;

Visão analítica para entender o seu meio, recursos, oportunidades e riscos;

Motivação para lutar pela sua ideia e não desistir, mesmo que seja difícil no início;

Proatividade para agir e pensar em soluções práticas sem esperar que alguém te diga o que deve fazer.

E você, tem vontade de empreender ou se identificou com algum desses tipos de empreendedores? Conta pra gente nos comentários e mande esse artigo para aquele seu amigo que tem o sonho de empreender!