Trabalhar

O que são startups e unicórnios?

O termo startup é muito conhecido e provavelmente você já deve ter ouvido falar por aí, certo? Mas, e as startups unicórnios? E não, não estamos falando daquele ser mitológico que estampa bolsas, cadernos e roupas por aí. No artigo de hoje vamos te explicar o que são esses termos e o que uma empresa precisa ter para ser uma startup ou startup unicórnio! 

O que é uma startup?

As startups são empresas jovens que possuem um modelo de negócio diferente das já existentes no mercado. Um dos pontos as tornam características é o fato de elas terem um custo relativamente baixo de produção e uma grande possibilidade de lucro alto e rápido, isso sem contar que o que também as difere de uma empresa comum é sua proposta de trazer negócios, produtos ou soluções inovadoras. 

As startups são consideradas empresas com modelo repetível e escalável, ou seja, o que ela fornecer precisa ser algo que pode ser multiplicado rapidamente sem que isso influencie muito em seu custo de produção, e também precisa ser algo que cresça no mercado de maneira rápida sem que isso influencie no seu modelo de negócio original. E você sabia que startups são importantes para a sociedade, num geral? Isso por que elas criam serviços ou produtos que atendem necessidades que as pessoas têm e, de alguma maneira, ajudam a facilitar o dia a dia das pessoas.

Startup unicórnio - o sonho da maioria dos empreendedores

Na mitologia os unicórnios são criaturas mágicas e raras, e esse nome foi escolhido para falar sobre as startups que conseguem realizar um grande feito: ser uma empresa de inovação que ultrapassa o valor de 1 bilhão de dólares no mercado! 

Até o início de 2019 existiam 325 e a estimativa é que esse número cresça ainda mais!

E não pense que essas empresas estão longe do seu dia a dia! Com certeza você conhece e utiliza o serviço de uma startup unicórnio. Está duvidando? Então, dê uma olhadinha nas gigantes que já conseguiram esse feito: Netflix, Pinterest, Uber, Airbnb. E o Brasil não fica fora dessa! Aqui, nós temos Nubank, Ifood, 99, PagSeguro e Stone! 

Atingir a marca de 1 bilhão não é fácil e é preciso que a idéia seja não só criativa mas que também atenda a necessidade das pessoas e seja inovadora, trazendo algo diferente do que o mercado já faz. As pessoas por trás de qualquer startup precisam ter uma visão muito empreendedora para terem sucesso no negócio.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o mundo dos negócios? Então continue navegando pelo Portal do PROA! Temos muito conteúdos legais sobre mercado, educação, cultura e inovação para você!