Trabalhar

Mindset: conheça essa palavra

Estar no mercado de trabalho requer que você tenha certas habilidades técnicas de acordo com a área que pretende atuar. Além disso, é importante que você esteja por dentro de expressões e termos que são muito utilizados no mercado para não ficar perdido em reuniões e conversas profissionais. Anteriormente, já falamos sobre empreendedorismo e startups unicórnio, e a expressão que vamos te ensinar hoje é uma muito utilizada por coachs e empreendedores: mindset. Bora aprender?

Mindset: configurando a sua mente

O termo em inglês pode ser traduzido para algo como “configurar sua mentalidade”, e muito disso tem a ver com a proposta que o mindset traz. Falando de maneira bem simplificada, mindset é a sua mentalidade, como você vê sua vida, trabalho, futuro e suas ações. É a maneira como você encara a sua vida, se planeja, organiza e conduz suas ações pessoais e profissionais. E o mindset é muito mais do que nossa personalidade, ele é o resultado do conjunto de crenças, propósitos, objetivos e, como reflexo dessas coisas, as atitudes que temos. 

E por que se fala tanto de mindset no mercado de trabalho?

A nossa mentalidade influencia diretamente em nossas ações diárias e, consequentemente, nos comportamentos que temos dentro do nosso ambiente profissional. E nossos atos profissionais têm consequências não apenas em nossa carreira, mas também no dia a dia das pessoas que trabalham com a gente e também nos resultados que a empresa onde a gente trabalha obtém. 

E no mercado é comum você ouvir falar sobre pessoas que têm mindset fixo e mindset de crescimento. Sabe qual é a diferença entre eles?

Mindset fixo

É relacionado ao grupo de pessoas que possuem crenças profissionais limitantes, que acham que suas qualidades são imutáveis e que sua carreira vai ser pautada nos conhecimentos natos que essas pessoas já possuem. Essas pessoas acreditam que cada um nasceu com uma qualidade específica e que não é possível adquirir novos conhecimentos e, o que elas já conhecem é o suficiente para o sucesso profissional.

O problema é que pessoas com mindset fixo costumam ter dificuldade de inovar e investir em coisas novas, pois acreditam que aquilo que elas fazem e são boas é o suficiente. E além disso, costumam ter uma postura pouco flexível, teimosia e dificuldade em se adaptarem a novos cenários. 

Mindset de crescimento

Já as pessoas com mindset de crescimento acreditam que adquirir novos conhecimentos e habilidades é essencial para o crescimento e sucesso profissional. Para elas, novos desafios e obstáculos são oportunidades de adquirirem novas habilidades e de reforçarem as qualidades que já são natas.

O mercado valoriza pessoas com esse tipo de mindset pois elas tendem a serem mais criativas, maleáveis, se adaptam à mudanças e procuram soluções para problemas utilizando recursos que possuem, ou criando maneiras de adquirir esses recursos novos. Elas também estão sempre abertas a ouvir e aprender e colaboram bem em equipe.  

E como eu desenvolvo meu mindset?

Ninguém nasce com um mindset imutável. Inclusive, existem estudos que mostram que uma pessoa pode, até mesmo, ter um pouco dos dois tipos de mindset dependendo das situações que são colocadas.

E mudar sua mentalidade não é algo que acontece do dia para a noite, visto que o que somos hoje é o resultado de muitas experiências que já tivemos. Antes de qualquer coisa, é preciso exercer o autoconhecimento para entender quais são suas motivações, crenças, habilidades e medos. É importante também avaliar os tipos de atitudes que você tem tido não só no ambiente profissional e pessoal também. Uma boa ideia é falar com seu gestor e colegas de trabalho para entender a visão que eles possuem de você como profissional e, a partir daí, refletir quais são os hábitos que você pode mudar para ser uma pessoa mais flexível, aberta à desafios e disposta a adquirir conhecimentos novos.

Gostou desse artigo? Compartilhe ele com seus amigos que gostam de aprender sobre mercado de trabalho e comportamento humano! E conta para a gente nos comentários o que você aprendeu sobre mindset.