Trabalhar

5 dicas para te ajudar escolher qual profissão seguir

por Jessica Fradique

Decidir por uma graduação não é uma tarefa fácil. Para isso, é preciso levar em conta uma série de fatores que vão desde as habilidades e aptidões que você tem até o que você escolheu para o seu projeto de vida.

E escolher qual profissão seguir é um passo muito importante para que você já pense em sua carreira e trace metas para chegar ao sucesso profissional.

Para te ajudar, trouxemos 5 dicas que irão te auxiliar nessa escolha, ou pelo menos te mostrar quais caminhos seguir antes de tomar a sua decisão.

Teste vocacional

O teste vocacional é muito utilizado para ajudar jovens a terem idéia de que profissão pode fazer mais sentido para eles. ele é um teste com várias perguntas que questionam sobre suas habilidades, interesses e gostos e, no final, mostra qual ou quais profissões você pode se identificar mais ou ter mais facilidade para executar. Vale lembrar que o teste é apenas uma ferramenta de avaliação, mas não a única para levar em consideração na hora de escolher sua profissão, ok?

Você pode fazer o teste de maneira gratuita aqui e aqui

Converse com profissionais de diferentes áreas

No seu círculo social existem pessoas de profissionais diversas? Então converse com essas pessoas. Tente entender o que elas fazem, o que precisaram estudar, quais habilidades são necessárias para o que elas exercem, quais são as vantagens e desvantagens da área. Com quanto mais pessoas de diferentes profissões você conversar, mais informações sobre diversas áreas profissionais você vai ter!

Analise as coisas que você mais gosta de fazer

Faça uma lista das coisas que você mais gosta de fazer. Por exemplo, você gosta de cozinhar? De tirar fotos? De resolver problemas matemáticos? De contar histórias? De assistir documentários? Coloque nessa lista tudo o que você gosta e o motivo que faz você gostar dessa atividade. depois, analise se elas possuem algum padrão parecido e se são habilidades ou características de alguma profissão específica. Por exemplo, se na sua lista você colocou que gosta de desenhar, criar coisas novas e editar fotos, ser um diretor de arte pode ser uma boa opção para você! 

Agende visitas à universidades

A maioria das universidades possuem visitas agendadas onde os jovens podem não só conhecer a instituição de ensino como também entenderem melhor sobre os cursos oferecidos. Faça uma lista de universidades que você tem interesse de estudar e entre em contato pelo site ou telefone. Converse com eles sobre visitas agendadas e se programe para fazer a sua. Lembre-se de levar um caderno para anotações e também levar suas principais dúvidas. 

Visite feiras e eventos de estudantes

Feiras estudantis são eventos voltados para estudantes no geral. Nelas, muitas universidades disponibilizam informações sobre seus cursos, além de ter diversas palestras de profissionais de áreas diversas falando sobre os desafios e oportunidades de cada profissão. Para saber as datas, basta conferir na internet. Aproveite e leve seus amigos com você, pois assim vocês conseguem trocar ideias sobre todo o conteúdo que irão aprender! 

E você, tem mais alguma dica de como ajudar a escolher a profissão? Basta deixar aqui nos comentários para que mais jovens possam ver!