Trabalhar / Conquistando meu emprego

Gerentes, diretores, coordenadores, supervisores, vps, presidentes: quais são as diferenças entre cada um desses cargos?

por Jessica Fradique

No mercado de trabalho, principalmente em empresas que são muito grandes, você verá que existem diversos cargos que são considerados de liderança e, em um primeiro momento, pode parecer confuso qual que é a responsabilidade de cada um. Antes de começar as definições vale lembrar que nem toda empresa possui todos os cargos listados e podem também possuir outros tipos de funções que são mais específicas. 

Mas para que você não se confunda mais trouxemos as definições de cada um desses cargos principais. Bora conferir?

Supervisor

É a pessoa responsável para que um grupo de pessoas alcance um ou mais objetivos que sejam estabelecidos por um superior, que pode ser um coordenador ou gerente. O supervisor, como o nome diz, faz a supervisão dos trabalhos que estão sendo executados e garante que está tudo em ordem. Geralmente as demandas dos supervisores são mais táticas do que estratégicas.

Coordenador

Já o coordenador é quem vai esquematizar as funções dentro de uma equipe e acompanhar não só as atividades estipuladas como também o desempenho e desenvolvimento dos membros de sua equipe. Os coordenadores possuem tanto papel estratégico quanto tático.

Gerente

O gerente é aquela pessoa responsável pela criação de processos e definição de metas e direcionamentos para sua equipe. Ele ocupa uma posição estratégica e não está diretamente ligado com as funções táticas. Ele precisa ter uma visão do que acontece dentro da empresa e contar com técnicas e ferramentas para garantir o andamento das equipes e atividades. 

Diretor

O diretor costuma ter um papel que olha mais para o lado externo da empresa, ou seja, é o responsável por entender oportunidades e acompanhar o desenvolvimento do mercado para então levar essas questões para a corporação. Ele também é responsável por negociações e acordos que ajudarão no crescimento da empresa. 

VP

É uma abreviação para vice-presidente. É o segundo maior cargo de uma empresa (dependendo de sua estrutura) e é responsável por cuidar de questões mais específicas dentro da corporação, além de assumir quando o presidente estiver ausente. 

Presidente

Os presidentes (ou dependendo da empresa, CEO) são as pessoas com maior cargo dentro da organização. Elas respondem pelo o que acontece em todo o ambiente corporativo e são que têm as decisões estratégicas e a longo prazo para a empresa. Nem toda empresa possui esse cargo ou possuem apenas CEOs ou diretores executivos. 

Sentiu falta de algum cargo? Basta falar pra gente aqui nos comentários que iremos te ajudar!