Sou novo no mercado de trabalho. Que atitudes devo ter?

por Jessica Fradique

O início de carreira é sempre um momento muito legal que nos dá a sensação de liberdade e de, finalmente, começar a seguir os nossos planos profissionais. Apesar da euforia e alegria de conquistar seu primeiro emprego, há também o medo e desconforto em não ter certeza em como se comportar em um ambiente cheio de profissionais.

Mas fique tranquilo que vamos te dar algumas dicas de atitudes que são importantes para se dar bem no seu início de vida no mercado de trabalho.

 

Seja prestativo

É muito importante você demonstrar que quer aprender e que quer colaborar com o lugar que está. Ser prestativo mostra que você está lá como uma pessoa útil que pode ajudar sua equipe e demais colegas e também que quer saber mais sobre suas funções e sobre a empresa que está. 

Estude seu ambiente

Outro ponto importante é entender o ambiente que você está. Entenda quais são as prioridades, como sua equipe funciona, quais características você precisa desenvolver, o que é mais importante para a empresa, como seus colegas trabalham, quais são as regras e etc. Quanto mais você entender o ambiente que está, menos chances terá de cometer gafes! 

Peça ajuda

Não tenha vergonha de pedir ajuda quando precisar executar algo que não saiba ou quando precisar de alguma informação que não consegue encontrar. As pessoas que trabalham há mais tempo na empresa entendem que estagiários e menores aprendizes estão lá para aprender e, geralmente, costumam ser solícitos. Lembre-se que você faz parte de um time e que sua equipe também está lá para te ajudar!

Seja responsável

Tenha responsabilidade não só com suas atividades, mas em um geral. Tenha zelo pelos materiais da empresa, use seu tempo útil de trabalho dedicado às suas atividades profissionais (e não para se distrair, conversar com os amigos ou matar o tempo), saiba sobre o que conversar e observe seu linguajar. A responsabilidade independe de idade ou tempo de carreira, e é algo que vai te ajudar a se destacar. 

Tenha proatividade

Viu que tem algo que você precisa ou pode fazer? Então faça! Não espere seu gestor pedir para você fazer coisas que já eram para estar em seu radar. Por exemplo, terminou alguma tarefa mais cedo? Adiante as do dia seguinte ou aproveite o tempo para criar planilhas de controle e organizar seu local de trabalho. 

Seja organizado

Quando falamos de organização não é só sobre ter seu local de trabalho arrumado. É sobre você ter suas atividades organizadas, ter planilhas de controle e status e ter domínio sobre o que faz com seu tempo e em que pé suas tarefas estão e onde encontrá-las. 

Peça feedbacks

Sempre que sentir necessário, peça feedbacks para seu gestor e colegas de trabalho para entender como está sendo o seu progresso e o que pode ou precisa ser mudado. E tenha maturidade para entender seus pontos de melhoria e responsabilidade para corrigi-los. 
 

Agora que você já sabe sobre essas atitudes, está na hora de colocá-las em prática! E se tiver mais dicas, não deixe de colocar aqui nos comentários!