Trabalhar

Saiba o que é o mercado financeiro e como ele funciona

por Anna Cotia - Instituto PROA27 de julho de 2020

Você provavelmente já deve ter ouvido sobre ações, bolsa de valores, investimentos e etc, mas você sabe de onde isso vem? Hoje vamos explicar um pouco sobre o que é o mercado financeiro e como ele funciona. 

O que é o mercado financeiro? 

Mercado financeiro é como se chama todo o espaço de compra, venda e negociações de ações - como valores mobiliários, mercadorias e câmbio. É onde acontecem os investimentos financeiros. Ele serve para facilitar o encontro de vendedores e compradores. Existem dois tipos de mercado, o geral que vende vários tipos de mercadoria e o mercado especializado onde apenas um tipo de mercadoria é negociada. 

Os maiores representantes dos mercados financeiros do planeta são a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) em conjunto com os mercados cambiais (sistema global que permite a troca entre moedas de um país para o outro), negociando trilhões de dólares todos os dias. O maior representante brasileiro é a B3, Bolsa de valores de São Paulo, que o principal índice é a Ibovespa.

Qual é a função do mercado financeiro?

Como já foi dito o Mercado Financeiro serve para facilitar o encontro de vendedores e compradores. Essa é a comunicação fundamental em uma economia de livre mercado, ou seja, onde ocorre troca de bens livremente, sem intervenções externas, como por exemplo a do Estado. 

Esse mercado pode ser dividido em duas partes: os credores (investidores) que são os que têm o capital, e os captadores (mutuários) que obtém os recursos em troca de juros ou algum lucro do negócio com os novos acionistas. 

Nessas negociações podemos observar várias instituições responsáveis por disponibilizar um ambiente de negócios para acontecer as trocas, e esses órgãos tem como função regular e fiscalizar o andamento do processo. 

Então no mercado financeiro você pode: 

Captar recursos e capitais; 

Transferir títulos; 

Comercializar moedas. 

O fluxo da economia é responsabilidade do mercado financeiro, pois ele aproxima investidores e tomadores de recursos. 

Os participantes não precisam interagir entre eles, essa ponte é feita pela instituição financeira. 

Primeiro emprego na área financeira

Sabemos que ingressar no mercado de trabalho pode gerar muitas dúvidas. Se você tem interesse na área financeira, existem algumas possibilidades que te ajudam nessa primeira fase, por exemplo:

Estágios em grandes bancos de investimento (lembrando que para isso é necessário estar cursando faculdade);

Jovem aprendiz;

Se preparar com cursos livres voltadas para área;

Trabalhar o networking através de plataformas e buscar pessoas da área para criar conexões.

Para as meninas que têm interesse na área financeira, tivemos o PROA ● AO VIVO - A mulher e o mercado financeiro. Nele as convidadas contaram suas trajetórias e como é o trabalho dentro de áreas diferentes no mercado financeiro. Assista na íntegra para saber mais. 

Então já sabe, né? Se ficou interessado na área financeira agora é a melhor hora para dar o primeiro passo! Ah, não esquece de compartilhar esse texto com algum amigo que você conheça que também tem interesse na área! 

 

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados