Notícias

Agências de publicidade: quais áreas existem e o que cada uma faz? 

por Anna Cotia - Instituto PROA28 de julho de 2020

Você já viu um comercial lindo, uma capa de revista, um outdoor enorme na avenida ou até aquele post no instagram e pensou “Como será que foi feito?”

Vem com a gente que vamos te explicar sobre as agências de publicidade, esse mundo mágico com várias áreas de atuação.

Vem com a gente que vamos te explicar sobre as agências de publicidade, esse mundo mágico com várias áreas de atuação.

Muitas pessoas acreditam que apenas publicitários trabalham em agências mas a realidade é outra, dentro de agências podem trabalhar jornalistas, designers, administradores, entre outros.

O trabalho de uma agência é criar uma identidade para marca, promovê-la e defender os valores, conceitos e ideias dela. 

No Brasil, a publicidade é uma área bem promissora e tem várias oportunidades, desde trabalhar como freelancer, ingressar no marketing de uma grande empresa ou em agência de publicidade. 

Agora vamos falar das áreas da publicidade e explicar sobre cada setor: 

Criação

A criação é o setor mais conhecido, é nessa área que são criados os banners, comerciais, artes pras mídias sociais e etc, é a equipe de criação que faz as campanhas com base nas pesquisas de mercado e produto.

Conteúdo

É a área responsável por criar os textos, roteiros, vídeos e tudo que está ligado diretamente a conteúdo, como esse aqui que você está lendo agora. 

Atendimento

Essa área é a ponte entre a agência e o cliente. Os profissionais que atuam no atendimento são responsáveis por coletar os dados do cliente que irão orientar na hora da criação da campanha de divulgação de produtos ou empresas. 

Mídia

Os profissionais deste setor fazem a estratégia de divulgação paga como: a negociação de espaços para divulgação, como internet, TV, outdoors e revistas, ajudam a divulgar a campanha da maneira certa, para atingir a maior parte do público alvo. 

Planejamento 

É a área onde é feita a estratégia, onde se planeja e desenvolve o produto ou serviço, determinando estratégias de preço desde a distribuição até a venda. 

Produção 

É onde as ideias são colocadas em prática, fazendo comerciais, jingles, anúncios de rádios, TV , outdoors e internet. 

Análise de dados

É onde se descobre informações sobre os consumidores, é o lugar que o impacto das campanhas é avaliado sobre o público, é o setor crucial para que a campanha tenha sucesso. 

Nem todas as agências possuem todas essas áreas, cada uma tem sua particularidade. Dependendo do tamanho da agência ela pode ter mais ou menos áreas das que citamos acima. 

Deu para perceber que uma agência de publicidade tem muitos setores legais e muitas opções, né? 

O mercado publicitário está em constante mudança, dando muitas oportunidades pra quem quer trabalhar nesse meio e acompanha as novidades. E pra quem quer trabalhar por conta própria, a publicidade online é a opção ideal, gerenciar redes sociais, criar textos e conteúdos.

Para não ficar mais nenhuma dúvida, tivemos o PROA ● AO VIVO - Bate-papo sobre Comunicação & Digital, onde nossas convidadas contaram sobre áreas da comunicação além das agências. Assista a transmissão completa para saber mais! 

O que achou? Não esqueça de deixar seu comentário nos contando sobre a área que você mais gosta dentro de uma agência! Nos vemos no próximo post!