Notícias

Humanas, exatas e biológicas: quais são as características de cada uma dessas vertentes nas profissões?

por Anna Cotia - Instituto PROA31 de julho de 2020

Escolher qual campo seguir depois de terminar a escola é difícil, né? E é normal ficar pensativo pois existem muitas possibilidades de profissões para seguir. 

Para começar a pensar no assunto, uma das melhores maneiras de encontrar qual curso mais combina com você na graduação é descobrir se você tem um perfil de exatas, biológicas ou humanas. Entender essas vertentes e quais cursos cada uma delas engloba é a maneira mais fácil de você descobrir suas preferências na hora de escolher sua profissão.

Mas se você ainda não entende ao certo o que cada uma dessas áreas trata, fique tranquilo! Vamos te ajudar a ficar por dentro das três vertentes de graduação para que você veja qual tem mais a ver com você! 

Humanas: 

Se você gosta de ler e escrever, criar ou fazer coisas voltadas à artes, vai se identificar bastante com as Ciências Humanas. Essa vertente tem o homem como objeto de estudo, suas crenças, sociedade, história, cultura e a relação com homens de outras culturas. Gostar de discutir sobre assuntos da atualidade também faz parte da personalidade dos profissionais de Humanas. Mas está enganado quem acha que na área de humanas só existem profissões voltadas para escrita, criação e artes! Além dos cursos mais clássicos como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing e História, também são cursos de humanas Administração, Contabilidade, Direito, Economia, Gastronomia e Turismo. 

Biológicas: 

Química, biologia ou educação física são suas matérias preferidas ou você quer trabalhar com saúde? Então essa área é pra você. Gostar de ter contato direto com o objeto de estudo é a peça chave das ciências biológicas, como estudos de campo ou mexer em espécimes de laboratório. Não ter nojo de bichos ou sangue também é importante. Essa vertente também exige muita empatia e vontade de ajudar para lidar com os pacientes - humanos ou não. 

Biomedicina, Medicina, Enfermagem, Ecologia, Farmácia e Educação Física são alguns cursos dessa área. 

Exatas: 

Os estudantes de exatas amam solucionar problemas e têm raciocínio lógico. Eles também costumam gostar de assuntos relacionados à inovação tecnológica e resolvem questões através da lógica e da matemática, utilizam de métodos precisos e rigorosos para resolução de problemas e usam hipóteses, testes e métodos quantitativos para obterem respostas precisas. 

As matérias do Ensino Médio que combinam com Exatas são: Matemática, Física e Química. 

Alguns dos cursos de exatas são: Física, Engenharia, Ciência da Computação, Astronomia, Matemática e Sistema da Informação.

Independe da vertente que você decidir seguir - Humanas, Biológicas ou Exatas - o importante é fazer o que você gosta, por que nada melhor do que estudar aquilo que nos faz sentir bem, não é mesmo? 

Para escolher entre as três, você deve fazer uma autoavaliação e reconhecer suas aptidões e características, coisas em comum entre sua vida pessoal e o que você quer na sua vida profissional. 

Já sabe qual área mais se identifica? Deixa aqui nos comentários!