Notícias

Semana de Tecnologia - O que é ser de TI?

O que é T.I.?  

Hoje vamos falar sobre T.I, mas o que é T.I.? Pegando pela sigla, T.I. é a abreviação de Tecnologia da Informação, que é um termo usado para definir todos os recursos de tecnologia para o processamento de dados, incluindo hardwares, softwares, tecnologias de comunicação e coisas relacionadas. Então podemos dizer que T.I. são todas as tecnologias usadas para gerenciar dados, transmitir, acessar e produzir informações que sejam úteis para as empresas. 

Áreas de T.I.

Existem áreas muito variadas e amplas em T.I. e que estão muito em alta no mercado de trabalho. Aqui vai uma lista com alguns caminhos na profissão: 

Segurança da Informação: 

É uma das principais áreas no setor de T.I. Ela realiza a proteção de toda a rede corporativa. Faz parte do trabalho criar barreiras para proteger os dados, sistemas operacionais e equipamentos da empresa, e ficar atento com possíveis ataques nas redes. 

Administração de Rede: 

É essencial para o funcionamento da empresa pois mantém a conexão da internet e a integração de todos os setores pela rede. É preciso uma grande habilidade técnica ligada à softwares e hardwares.

Administração de Banco de Dados: 

Com a era digital aumentando cada dia mais, é fundamental que as empresas possam analisar e interpretar o máximo de informações possíveis de seus consumidores. Essa é uma área feita especificamente para cuidar da administração de bancos de dados das organizações. O profissional desse setor deve: manter uma boa base de dados, instalar, gerenciar e monitorar os dados corporativos 

Existem inúmeras áreas muito interessantes no ramo de tecnologia, no qual os profissionais de T.I. podem seguir para se destacar no mercado. 

 

Importância de T.I.

Com o mundo totalmente inserido na era digital, nenhuma empresa funcionaria sem a Tecnologia de Informação. Desde o mercadinho da rua, até grandes corporações, todos dependem dessa área para trabalhar. A T.I. executa simples atividades, bem como promovem ações de inovação. 

 

Como ingressar em T.I.?

Investir em certificações relacionadas à essas áreas é o primeiro passo. Além disso, existem graduações e cursos técnicos como: Ciência e Engenharia da Computação, Sistema de Informação, ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Gestão em Tecnologia da Informação, que são necessárias para o desenvolvimento na carreira.

 

.

Como é o dia a dia?

Os convidados Kesia Lopes e Vanderlei Galdeano toparam falar um pouco sobre como é o dia a dia nessa área tão interessante e complexa. 

Assista ao vídeo “O que é ser de T.I.?” no canal do PROA para saber mais. 

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados