O que é a lógica de programação?
Primeiramente, o que é a lógica?
A lógica nada mais é do que a organização de um pensamento. E a lógica de programação é a mesma coisa?
Bom, a lógica de programação é um conjunto de regras e conceitos que norteiam a criação de um código escrito para uma máquina, máquina pode ser tanto computadores, quanto smartphones, e outras coisas, fazendo com que os dados recebidos se convertam em informações que vão ser compreendidas por pessoas ou outras máquinas, seguindo regras que já foram preestabelecidas.
Introdução à programação
Existem três tipos de linguagem de programação:
A linguagem de máquina é a linguagem que conversa diretamente com o computador, é bem difícil de ser entendida e geralmente feita por números, é preciso saber de hardware e software para compreender completamente.
A linguagem assembly foi uma tentativa de melhorar a conversa com a máquina, com instruções um pouco mais claras, mas ainda difíceis de entender.
E linguagens de alto nível são linguagens que utilizam idiomas comuns, como por exemplo o inglês ou o espanhol, passada por um tradutor para a compreensão das máquinas.
Linguagens de programação
A linguagem de programação é um conjunto de sintaxes (forma de escrever o código) e semânticas (dar significado ao código), onde é possível reproduzir regras do mundo real para um sistema.
As linguagens de computador podem ser compiladas ou interpretadas, desta forma o hardware entende as instruções lógicas que foram transcritas em um algoritmo.
Mas qual dessas é a melhor linguagem?
Não existe linguagem melhor, existem apenas linguagens diferentes para resolver coisas diferentes.
No segundo vídeo da Semana de Tecnologia - “Como ensinar um computador a fazer uma tarefa sua?” o palestrante Matheus Pessan fala sobre os paradigmas das linguagens de programação.
O que é um algoritmo?
Os algoritmos são uma sequência de regras dentro de um fluxo para atingir um objetivo.
Um exemplo é a regra de três da matemática, com alguns dados informados e seguindo a fórmula é possível encontrar o resultado do X.
O que é uma variável?
Na programação, uma variável é um objeto (frequentemente uma posição, localizada na memória) capaz de fixar e representar um valor ou expressão.
No vídeo “Como ensinar um computador a fazer uma tarefa sua?” da Semana de Tecnologia, o palestrante Rodrigo Trevisan explica sobre as variáveis primitivas, Estrutura de seleção de IF e outras coisas.
Decisões lógicas e repetições
Na programação sempre precisamos fazer coisas repetidas vezes, para essas circunstâncias temos os laços de repetição para nos auxiliar.
Existem três tipos de laços de repetição:
For:
Tem três partes:
Primeira: Variável de Controle
Segunda: Condição Lógica de Parada - Em que momento vou parar a repetição
Terceira: Variável Update - como fazer a atualização de parada
While:
Tem apenas uma parte:
Condição lógica de parada - quando o while vai ser interrompido.
*É preciso ter cuidado com o While, pois se você não colocar a condição de parada, ele pode derrubar seu sistema ou até mesmo o seu computador.
Do While:
É o menos utilizado, e tem apenas uma parte:
Condição Lógica de Parada - quando vai ser interrompido.
Fazendo um programa básico
No vídeo da Semana de Tecnologia- “Como ensinar um computador a fazer uma tarefa sua?”, os convidados ensinam a fazer um programa básico em todos os detalhes, confira na íntegra em nosso canal do YouTube ou Portal PROA.