Notícias

Semana de Tecnologia - Como é o processo de criar um produto de tecnologia?

Como é criar um produto de Tecnologia?

Metodologia ágeis

As metodologias ágeis estão tomando o mercado atualmente, por esse motivo é importante aprender sobre elas e como aplicá-las no seu dia-a-dia.

Nesse vídeo Carolina Odorize, Elder Tosto e Carlos Henrique Fernandes vão falar sobre essas metodologias e explicar passo-a-passo a aplicação de cada uma.

Introdução

Para entender o conceito de ágil é necessário enxergarmos como era feito o processo antigamente.

Antes os modelos seguiam uma cascata:

1 – Análise

2 – Desenho

3 – Implementação

4 – Teste

5 – Implantação

Olhando pela cascata conseguimos ver como um projeto tem várias fases, porém dentro disso existem ganhos e perdas. Nesse método o desenvolvedor gasta mais tempo em análises e fica com pouco tempo para de fato criar o produto. Por esse motivo o método ágil funciona melhor para empresas de pequeno e médio porte.

Manifesto Ágil

O manifesto ágil foi criado para mostrar a importância das pessoas no processo de criação, e identificar que a praticidade dos processos traz mais ganhos para criar.  

Cerimônias ágeis

Dentro da metodologia ágil existem 5 cerimônias:

Sprint Planning: essa cerimônia é usada pelo representante de produto para apresentar as prioridades dos itens que devem ser tratados numa sprint.

Daily Meeting: usada como uma ferramenta de inspeção e é realizada diariamente.

Sprint Review: realizada no final da sprint para demonstrar o que foi desenvolvido.

Sprint restrospective: essa etapa é a hora onde tudo é revisado, onde identificam os gaps e os corrijam para que não se repitam. É o momento onde trazem os retornos positivos e negativos.

Refinamento: serve para ter base técnica do que realmente será tratado, com detalhes e que possam criar um planejamento.

Formato time ágil

O time ágil precisa ter um formato multidisciplinar para que o projeto seja entregue do início até o final do projeto.

Técnicas e práticas ágeis

Para garantir a agilidade, existem algumas ferramentas que auxiliam nisso. Porém para ser ágil é imprescindível a mudança de pensamento e assimilação de consciência ágil. Algumas dessas técnicas e ferramentas são:

Técnicas: Sinaleira, Kanban, Jira, Burndow, Leadtime, WIP.

Práticas: Comunicação assertiva, Protagonismo e dor de dono.

 

Vantagens do ágil

Dentro da metodologia ágil existem vantagens que fazem com que essa se torne a melhor escolha, como: entregas incrementais, engajamento, mudanças de rota e multiskills.

 

Utilizando no cotidiano

Um exemplo de sucesso que usou a metodologia ágil foi o próprio aplicativo do Banco Pan. Com essa metodologia foi possível reduzir o escopo do projeto para que a entrega fosse feita e futuramente ir somando dentro do aplicativo e o tornando cada dia melhor.

Princípios no dia a dia

Como utilizar esse método no dia-a-dia? Existem princípios ágeis que são cruciais em nosso dia-a-dia, para saber como aplicar no seu cotidiano, essas dicas vão te ajudar a enxergar o quanto você pode ganhar aplicando isso diariamente e como fazer para que funcione na sua rotina! Assista o vídeo na íntegra em nosso canal do YouTube e em nosso Portal e saiba mais.