Notícias

Semana de Tecnologia - Crie um app para seu celular e impressione seus amigos.

Conceitos de back-end

No back-end o código é executado por servidores, este fica responsável por cálculos complexos, armazenamento das informações e transformar dados. 

Um servidor é um grande computador, muito potente, capaz de executar um número muito alto de tarefas. Ele supera em muitas vezes o poder computacional dos nossos computadores domésticos. 

 

Padronizando o diálogo

Agora que entendemos o que são os servidores e qual a funcionalidade e responsabilidade do backend, é importante definir um padrão para os diálogos entre o frontend e backend. 

Um padrão que se tornou popular nesses últimos tempos foi o REST com JSON.

REST: dita os elementos e a organização dos elementos no diálogo (ação, cabeçalhos e formatos de unfs) 

JSON: proporciona uma forma de apresentar os dados. 

É como se o REST sendo a língua portuguesa com suas regras gramaticais e o JSON sendo a escrita ou a fala para representar a ideia, porém respeitando as regras. 

 

Criando nosso projeto back-end

Android Studio 

O Android Studio é chamado de Ambiente de Desenvolvimento Integrado (ou IDE, sigla em inglês), um programa de computador que reúne as características e ferramentas de apoio para a criação de aplicativos móveis para Android. 

Kotlin

O computador é capaz de entender apenas binário, que seriam 0 e 1, levaríamos horas incansáveis para conseguir escrever um simples comando e foi por isso que nasceu a linguagem de programação. Ela torna a comunicação mais fácil de ser feita, transformando toda aquela parte quase impossível, em algo mais humano. Algo legível.

 

Conceitos básicos da linguagem

Para entender mais sobre os conceitos básicos da linguagem, assista o último vídeo da Semana de Tecnologia - “Crie um app para seu celular e impressione seus amigos.” no Canal do YouTube ou Portal PROA.