O convidado Rafael Leal falou um pouco sobre como é sua experiência sendo um vendedor, e sobre a área de negócios no PROA•AO VIVO dessa semana.
A importância da área comercial
O convidado falou sobre a importância dessa área dentro das empresas e disse que todas as empresas tem uma área de vendas, independente do ramo de trabalho, é uma área necessária. Sem as vendas não existiriam empresas. A área comercial funciona como se fosse o motor da empresa, pois essa é a área principal quando o assunto são negócios.
A pandemia afetou a área de vendas?
Rafael falou também que as vendas no mercado corporativo foram afetadas pois necessitam do contato físico, o famoso “olho a olho”, para serem feitas, o distanciamento social fez com que essa dinâmica fosse rompida.
As vendas também foram afetadas pois, no primeiro momento, as pessoas pararam de comprar, segundo, os vendedores precisaram se reinventar, a forma de abordagem, a digitalização de uma forma acelerada, a falta de transformação digital em algumas empresas também foi um fator prejudicial.
Antes da pandemia, o trabalho chegava a ser até menos eficiente, pois hoje uma ligação de 30 minutos, resolve questões que antes eram resolvidas numa reunião de 2 horas, por exemplificou.
Desafios da Área de Vendas
Um dos principais desafios da área de vendas, é se aceitar como vendedor. O começo da carreira de vendas é cheio de dúvidas, por achar que ser vendedor não é uma grande coisa, mas é sempre bom lembrar que ser dessa área é uma coisa nobre e importante.
A ciência de vendas também é um desafio. Poucas universidades explicam o que é de fato a ciência de vendas, então aprender sozinho é também um ponto muito desafiador, buscar o conhecimento, ainda mais no começo, é muito importante, para estar preparado para ser colocado na frente do cliente. Estima-se que a formação de um bom vendedor acontece de 24 a 36 meses.
O que é importante o jovem aprender antes de iniciar a carreira?
O convidado pontuou o que considera importante para ingressar:
- Gostar de lidar com pessoas;
- Gostar de fazer negócios, ou seja, agregar valor a alguém e ela te recompensar por isso;
- Se comunicar bem;
- Ser comunicativo no momento certo.
Para saber mais sobre a história do palestrante Rafael Leal no ramo de vendas e mais dicas sobre como ser um bom vendedor e como ingressar na área de negócios, assista ao “PROA • AO VIVO- Negócios e Área Comercial - A importância de ser um bom vendedor" no canal do YouTube ou portal do PROA.