Trabalhar

CEO, CFO, CMO, COO, CTO, CPO: Entenda o que é cada uma dessas funções no mundo corporativo.

por Anna Cotia - Instituto PROA26 de agosto de 2020

Você já deve ter ouvido ou lido por aí alguma dessas siglas, mas você sabe o que cada uma delas quer dizer? 

São siglas feitas para nomear profissionais essenciais para algumas empresas, geralmente as de grande porte.

Agora veja o que cada uma delas significa: 

CEO (Chief Executive Officer) 

O diretor executivo ou diretor geral, está no topo da hierarquia operacional de uma empresa ou organização. Cargo máximo almejado por muitas pessoas. 

É o CEO que lidera os outros executivos e líderes da organização. Cria, comunica e implementa a visão da empresa, é ele quem faz a intermediação e comunicação com os acionistas, formula e implementa o plano estratégico para guiar o negócio e é quem toma as importantes decisões corporativas. 

CFO (Chief Financial Officer) 

Conhecido como diretor financeiro, é responsável por gerir e comandar o planejamento financeiro da empresa. Ele quem decide tudo envolvendo dinheiro, junto com o CEO. 

Suas atribuições são: Garantir a efetiva gestão financeira de recursos, cortar e definir gastos, analisar e sugerir investimentos, apresentar o orçamento a ser aplicado dentro da organização e administrar o capital de giro. 

CMO (Chief Marketing Officer) 

O diretor de marketing coordena e administra todas as ações de marketing da companhia. Cargo que é presente em agências de publicidade, porque é o ramo que lida com campanhas de comunicação. 

Quando se é CMO é preciso: Pensar no plano de marketing da organização, mensurar e analisar o retorno de ações de marketing, gerenciar verbas para campanhas e recrutar e gerenciar equipes de marketing. 

COO (Chief Operating Officer) 

Chamado de diretor de operações, considerado braço direito do CEO, responsável por cuidar do negócio da empresa. 

Suas funções são: aconselhar e ajudar o CEO, cuidar do controle de qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, liderar equipes diversas e implementar o plano estratégico da companhia.

CTO (Chief Technical Officer) 

Diretor técnico ou diretor-chefe de tecnologia, geralmente presentes em empresas voltadas a TI e indústrias, responsável por comandar as ações tecnológicas ou científicas.

Quando se é CTO, você: analisa e atende as necessidades tecnológicas da empresa, coordena equipes de suporte, documenta processos de TI e implementa projetos e planos de tecnologia dentro da empresa

CPO (Chief Product Officer) 

Este é o diretor de produtos, ligado aos produtos criados pela empresa, como a produção deles. 

É sua responsabilidade as atividades relacionadas à concepção, produção, projeto, atuar diretamente com a inovação, pensar em coisas novas e diferentes que vão atender à demanda de clientes. 

Todas as áreas tem muitas responsabilidades e atribuições e se relacionam entre si, o mundo corporativo é muito vasto e cheio de possibilidades, mas para chegar nesses cargos é preciso muito estudo e esforço, não se esqueça.