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Dicas para evitar a fadiga mental

por Anna Cotia - Instituto PROA20 de agosto de 2020

A fadiga mental pode afetar também a saúde física e psicológica, comprometendo várias coisas em sua vida. 

O PROA traz algumas dicas de como evitar a fadiga mental, e lidar com a rotina desgastante. 

Principais causas do cansaço mental: 

Trabalhar em excesso, sem pausas por longos períodos. 

Extensos períodos de estímulo intelectual, como estudar ou fazer longas pesquisas. 

⁃    Má alimentação ou falta de exercício físico também podem causar estresse ou agravar as situações acima. 

Desânimo, cansaço excessivo, sonolência, insônia, alteração constante de humor, irritabilidade, angústia e tristeza, são sinais do cansaço mental. 

A exaustão mental pode levar a uma baixa na imunidade, causando problemas no organismo, fazendo com que você adoeça com frequência. A alteração do organismo pelo cansaço pode causar doenças como hipertensão, dores no corpo, dores na cabeça e problemas gastrointestinais como gastrites e úlceras.

Nosso corpo e mente trabalham em conjunto, então, se a mente não está bem, o corpo também não vai estar, e vise-versa. 

6 dicas de como aliviar o estresse e a fadiga mental: 

1. Organize suas prioridades:

Ordene suas responsabilidades para a rotina não ficar pesada, uma rotina mais tranquila e eficiente evita a frustração de correrias e prazos estourados. 

2. Cuide da alimentação: 

Com a alimentação balanceada e saudável, seu corpo vai estar disposto para o dia, e suas energias vão estar renovadas. 

3. Faça atividades físicas: 

Cuidar do corpo também é cuidar da mente. Escolha um exercício que combine com você, não importa se é corrida, dança, artes marciais, caminhadas ou academia. 

4. Vá a um psicólogo ou terapeuta: 

Acompanhamento psicológico é mais importante do que você imagina. Nesses momentos de grande estresse e tensão é importante conversar com alguém que realmente possa te ajudar. 

5. Reveja o jeito de lidar com os problemas: 

Os problemas nunca vão acabar, mas é importante modificar a maneira que se lida com eles, reveja a forma de olhar os problemas e suas frustrações vão diminuir. 

6. Tire um tempo pra você: 

Os pequenos prazeres são importantes pra relaxar. Um banho quente, um filme em família, ler um livro ou encontrar um amigo para um café, são momentos de bem estar, que te auxiliam na redução do esgotamento. 

Cuidar de si mesmo é importante para o seu desempenho profissional, escolar ou pessoal, sua mente e corpo precisam de descanso sempre que possível. Lembre-se, sem descanso não há produtividade! Respeite seu corpo e sua mente! 

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