Trabalhar

Como começar um novo emprego durante a pandemia

por Anna Cotia - Instituto PROA

Durante a pandemia se tornou ainda mais difícil encontrar um emprego. Muitas empresas congelaram os processos seletivos e até mesmo demitiram funcionários. Mas calma, não é hora de se desesperar, ainda é possível conseguir emprego. Para ter sucesso nessa busca, é preciso procurar nos lugares certos e considerar as novas exigências. E nós vamos te dar as dicas para se dar bem na nova forma de processo seletivo! 

Por onde começar a procurar?

O ideal é procurar áreas que estão em ascensão no momento, compras on-line, por exemplo.

Por causa do isolamento social, o processo de seleção mudou. Tudo se tornou virtual, entrevista, exame admissional com telemedicina e até a ambientação do novo profissional na empresa.

É importante saber que durante a entrevista por chamada de vídeo, os entrevistadores vão avaliar não só seu desempenho, mas prestar atenção também se a conexão tem qualidade, se a câmera está boa e o microfone, funcionando. Esses são critérios importantes no home office.

Fazer cursos on-line também é um importante passo na procura de emprego e essa dica é válida não somente nos momentos que estamos vivendo mas também na busca presencial por emprego. Adquirir novas habilidades ou se aprofundar em alguns assuntos é essencial pois mostra que você está em busca de conhecimento. Cursos voltados para a área de tecnologia podem ser um grande diferencial no currículo, já que a maioria das empresas estão trabalhando com a web.

Os cursos e palestras on-line também são uma forma de ganhar experiência e ampliar a rede de contatos, que é primordial para quem procura emprego.

Manter seu linkedIn atualizado é primordial nesse momento, esse o canal principal onde os recrutadores estão procurando seus novos funcionários. Além de atualizar, mantenha seu networking ativo, converse com seus ex-colegas de trabalho, crie conexões com profissionais de empresas que você admira. Converse com seus professores e busque pedir recomendações de pessoas que já viram seu trabalho na prática. 

Não se esqueça, ser paciente é essencial nesse momento de mudança. É um período difícil para todos, tanto para nós, quanto para as empresas que também estão enfrentando desafios por mudar tudo em tão pouco tempo. Esteja preparado para o fato de que os processos possam estar mais lentos. 

Seu novo emprego pode estar mais próximo do que imagina! Aproveite esse momento para se conhecer, saber no que você é melhor e desenvolver esse talento! Aqui no Portal do PROA temos muitos conteúdos que podem te ajudar nesse perído novo! Não esqueça de mandar esse texto para um amigo que está em busca de um novo trabalho. Lembre-se, você é o protagonista da sua história!