Estudar

A importância de uma redação nos vestibulares

por Anna Cotia - Instituto PROA3 de setembro de 2020

Os vestibulares estão chegando, e na maioria deles é cobrada a redação. Às vezes texto dissertativo, às vezes texto narrativo ou carta. Afinal, em todas as profissões escrever é necessário. E muitas vezes em entrevistas de emprego, é pedida uma redação para os candidatos, para avaliar como eles se comunicam. E você não quer perder uma vaga por não conseguir escrever uma redação né? 

Por que ela é tão importante?

A redação é muito valorizada por não só avaliar o conhecimento do aluno, mas por mostrar a sua organização de ideias, habilidades linguísticas, vocabulário, argumentação, e coesão em todo o discurso. 

Para alguns estudantes é muito fácil escrever, às vezes até prazeroso, entretanto, existem aqueles que só de pensar em produção textual, ficam travados. 

Porém, escrever vai muito além de gosto pessoal, é importante pensar que saber se defender na comunicação escrita é indispensável, independente da profissão que vá ser seguida.

Escrever é prática e exercício

Ler te ajuda muito a escrever melhor, não estamos falando de livros difíceis e que são chatos na sua concepção, ler qualquer coisa, jornais, revistas, livros que você acha interessante, placas na rua, publicidades, e até mesmo rótulos de alimentos e bulas de remédios. Quando você lê, ganha argumentos e assimila melhor a língua portuguesa, tem vontade de se expressar. 

Para se sentir mais preparado no momento de escrever a redação, treine bastante. Comece escrevendo sobre assuntos do seu interesse, invente uma história, escreva uma carta pro seu amigo, simule um diálogo. Depois de um tempo comece a defender seu ponto de vista, como se fosse para um familiar ou amigo. E assim vá aprimorando cada vez mais seus textos. 

Quando menos esperar, já estará pronto para arrasar nos vestibulares, e escrever sobre qualquer coisa.