Estudar

A melhor forma de aplicar as normas ABNT no seu trabalho.

por Anna Cotia - PROA9 de setembro de 2020

Normas ABNT, muitas vezes consideramos desnecessárias, perda de tempo ou complicadas demais. Porém, essas normas têm sua utilidade, pois padronizam trabalhos, facilitando sua leitura e compreensão. 

É preciso aprender essas regras, ou enfrentará problemas quando seus trabalhos forem avaliados. 

Qual sua importância? 

ABNT é a sigla para “Associação Brasileira de Normas Técnicas”, uma entidade sem fins lucrativos e privada, que é responsável pela normatização técnica do Brasil. Existe desde 1940 e sua função é fornecer a base normativa ao desenvolvimento tecnológico do país. 

Essa padronização estabelece um modelo único para que TCCs e monografias tenham a mesma formatação para melhor compreensão. 

Existem alguns elementos obrigatórios na estrutura, ou seja, se esquecer, pontos podem ser tirados. Eles são: 

Pré-textuais 

Elementos que estão antes do trabalho propriamente dito. 

  • Capa;
  • Folha de Rosto;
  • Resumo;
  • Sumário.

Esses são os essenciais, mas caso você ache necessário, pode adicionar mais coisas como: Errata (corrigindo algum erro verificado só após a impressão), folha de aprovação , dedicatória, agradecimento, epígrafe (uma frase que você julgue importante para o trabalho), lista de figuras, lista de abreviaturas e siglas e lista de símbolos. 

Textuais 

Nessa parte é onde colocará o desenvolvimento do trabalho, as partes dos textos, o que você pesquisou para o seu trabalho. Os pontos obrigatórios para essa parte do são: 

  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Considerações finais.

 

Pós-textuais

Essa parte é onde você colocará todos os elementos que vem depois da conclusão do trabalho. São eles: Referências, apêndice, anexo e glossário. 

Seguindo cada um desses pontos seu trabalho estará nas normas, pronto para tirar uma boa nota.