Trabalhar

O que é um plano de carreira

por Anna Cotia - Instituto PROA11 de setembro de 2020

Um plano de carreira é o instrumento ideal para te ajudar a conquistar seu objetivos profissionais, como um cargo numa grande empresa ou trabalhar no exterior. 

O plano de carreira pode ser definido como um conjunto de caminhos a serem seguidos ou metas, para atingir o lugar desejado como profissional. 

Existem dois tipos de plano de carreira, o pessoal é o empresarial. 

Plano de carreira pessoal

É um projeto criado para aprimorar as habilidades, para que você possa chegar a algum lugar desejado. Engloba vida pessoal e profissional. 

Na maioria das vezes é feito para conquistar um emprego, ou um cargo. Nesse plano você descobre seus pontos a melhorar e pontos fortes, e trabalha aperfeiçoando suas habilidades, até alcançar a meta. 

Plano de carreira empresarial 

É criado pelas empresas e visa projetar a trajetória dos seus colaboradores lá dentro. Elaborado geralmente pelo setor de recursos humanos e gestão de pessoas que dividem cargos e funções, para demonstrar aos funcionários como eles podem progredir e crescer dentro da empresa. 

É considerado um fator de motivação tanto para os quem está ingressando na empresa, quanto para os que já tem mais tempo na casa, pois permite que estejam sempre melhorando para alcançar uma mudança de status ou um patamar mais alto dentro da instituição. 

Com criar um plano de carreira 

Para planejar é preciso considerar o objetivo pessoal e profissional e as metas que deseja alcançar. 

1 • Entenda o estado atual 

O primeiro passo é entender o seu estado atual, ou da sua empresa, para que o plano de carreira seja eficiente. Analise a sua situação atual ou da sua empresa, considere a taxa de satisfação e compreenda as particularidades das funções e carreiras disponíveis. 

2 • Defina um objetivo 

É necessário saber onde se deseja chegar. Estabeleça metas e caminhos que serão precisos percorrer para alcançá-las. Definir bem isso, vai fazer com que você não se perca no caminho, pois terá os percursos bem estruturados. 

3 • Coloque em prática 

Assim que tudo estiver estabelecido para conquistar as metas, é hora de colocar em prática. Siga o projeto e, se for preciso, faça ajustes nele conforme os obstáculos ou necessidades. No entanto, não perca o objetivo principal e mantenha o foco no seu plano.