Estudar

O que fazer após o ensino médio?

por Anna Cotia - PROA18 de setembro de 2020

Quando o ensino médio acaba, muitas vezes vem a pergunta “O que devo fazer agora?”. Ficar com dúvida é normal, pois existem muitos caminhos para seguir, muitas coisas para decidir. Por isso, nós vamos trazer quatro sugestões de “O que fazer após o ensino médio” para te ajudar na sua escolha.

Começar uma faculdade 

Prestar vestibular e logo ingressar na faculdade é cada vez mais comum entre os jovens logo após o ensino médio. 

A qualificação de um curso de graduação, é uma grande vantagem, pois, as chances de conseguir um bom emprego quando ingressar de vez no mercado de trabalho é maior, já que o mercado é cada dia mais competitivo. 

E estar na faculdade pode ser uma experiência muito importante, pois, assim, você conhecerá pessoas novas, ampliará sua rede de contato e saberá ainda mais sobre a área que você gosta. 

Procurar emprego 

Procurar um emprego pode te ajudar a descobrir o que realmente gosta. O primeiro emprego pode ser um desafio, mas será uma experiência valiosa para entender o mercado de trabalho. 

Trabalhos temporários podem ser um bom começo, são muito comuns em certas épocas do ano, e te ajudam a entender na prática como funciona um emprego. 

Estudar para concurso 

É a melhor opção para quem deseja estabilidade. Porém conseguir passar em um, nem sempre é uma tarefa fácil. 

É um caminho repleto de benefícios, mesmo com todas as dificuldades. O aluno que acabou de se formar no ensino médio pode se dar bem por ter os conteúdos frescos na mente, o que é uma grande vantagem. 

Fazer um curso técnico: 

Os cursos técnicos são bem vistos no mercado de trabalho, mesmo que mais curtos do que uma faculdade. 

Os cursos técnicos são mais focados na prática, o seu objetivo é formar trabalhadores qualificados a ingressarem de vez no mercado.

Independente de qual caminho você siga após o ensino médio, lembre-se que o mais importante é o que vai te deixar satisfeito e feliz consigo mesmo. E esses são apenas alguns dos caminhos possíveis de se tomar pós ensino médio, você pode seguir o que considerar melhor para você! 

 

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados