Notícias

PROA ● AO VIVO - Fotografia profissional para o LinkedIn e outras dicas de fotografia

O LinkedIn é a principal rede social de emprego e networking. Porém algo que ainda continua sendo uma dificuldade é saber qual a melhor foto para se usar nessa rede social e quais técnicas usar para tirá-la. Por esse motivo a Carla Formaneck que é fotógrafa especializada em fotografia profissional separou dicas incríveis e contou todas no PROA AO VIVO.

O que é um retrato profissional? 

É uma foto, onde você mostra seu lado profissional, mostrando para qual profissão você está caminhando.

Alguns profissões pedem fotos mais descontraídas, outras fotos mais sérias. 

Não é mais aquela foto com fundo branco e braços cruzados, que era muito comum antigamente. 

Como tirar fotos profissionais no Smartphone?

  • Limpe as lentes 

Como pegamos no celular o tempo todo, às vezes com as mãos sujas, é importante limpar bem as lentes, para que a foto fique o mais nítida possível. Podendo limpar com uma camiseta ou com um paninho seco.

  • Aumente o brilho da tela 

Aumentar o brilho vai te ajudar a enxergar melhor as cores e os detalhes da foto. 

  • Coloque as linhas de grade 

Nas opções de configuração da câmera, é possível colocar essas linhas, como se fossem um jogo da velha, elas te ajudam a enquadrar melhor a foto, deixar reta e mais organizada. 

  • Saiba seu propósito 

Assim como em qualquer momento da vida, tirar sua foto profissional exige autoconhecimento. Você precisa saber o que quer atingir com aquela foto, qual cargo você está almejando no momento e qual formação você tem. Isso vai te ajudar a escolher a foto perfeita.

 

  • Busque referências 

Para te ajudar a escolher a melhor foto para sua área, busque no LinkedIn e em outras redes sociais profissionais que já exercem essa profissão, veja como são as fotos dele e tente reproduzi-la. Lembre-se de mostrar sobre você, não copie uma foto, apenas use-a como referência. 

  • Busque a melhor luz e organize o ambiente

A luz da foto pode mudar todo o contexto, além de mudar seu rosto, por isso tente sempre luzes naturais, aproxime-se da janela e não fotografe em horas que o sol está muito forte. Também é importante organizar o local da foto para que não apareça bagunça no fundo, isso pode prejudicar muito.

Além dessa dicas, a convidada trouxe exemplos e referências para te ajudar a entender melhor como impressionar seu recrutador na primeira impressão. Afinal, sua foto é o primeiro contato que ele terá com você através do LinkedIn ou qualquer outra rede social. Por isso é tão importante uma boa foto! Não perca nenhum detalhe das dicas, assista na íntegra em nosso canal do YouTube.

 

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados