Notícias

Quais são os principais vestibulares para faculdades públicas?

por Anna Cotia - PROA8 de outubro de 2020

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é um dos maiores vestibulares do país, mas ele não é o único. Muitas universidades têm os próprios vestibulares e muitas vagas para diversas áreas. 

Os vestibulares mais populares são para ingressar em universidades estaduais e federais e os vestibulares militares. 

 

Aqui vai uma lista, para você se informar um pouco sobre essas faculdades. 

  • Enem 

Ele sempre está no topo. Foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o andamento do ensino médio no Brasil. 

Com o ENEM, é possível ter acesso às melhores universidades do país, sem ter que fazer um milhão de provas. 

A prova tem questões longas e densas, pois avaliam mais a interpretação do que simplesmente o conteúdo. 

 

  • Fuvest 

Um dos mais tradicionais vestibulares do país, é ele que abre as portas para entrar na USP, que é considerada uma das melhores universidades do país. 

O conteúdo cobrado é extenso e aprofundado, basicamente tudo o que é passado no ensino médio, também contém uma lista de obras de literatura para leitura obrigatória. 

A prova é dividida em duas fases. 

 

  • UNICAMP 

 

É o vestibular para entrar em uma das mais conceituadas universidades do país. 

Tem um modelo de prova tradicional, com ênfase nos conteúdos mais importantes passados no ensino médio, cobrado de forma contextualizada e abrangente. 

As perguntas costumam ser bastante específicas, e a capacidade de interpretação do candidato é o quesito que mais pesa. A prova é dividida em duas fases. 

  • Unesp 

Muito disputado pelos estudantes, esse vestibular traz questões com um nível um pouco menos difícil que as provas da Unicamp e Fuvest.

A prova é dividida em duas fases, com um número maior de questões que as outras provas. 

  • UFPR 

É a prova para ingresso na Universidade Federal do Paraná. 

Considerado um vestibular um pouco mais complicado e cansativo, pois é mais longo e apresenta um nível de dificuldade acima de muitos outros. Por isso, é necessário uma preparação mais intensa para o exame. A prova é dividida em duas fases. 

  • UERJ 

Prova para ingressar na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tem o processo seletivo de duas etapas. Se caso aprovado na primeira etapa e na segunda, ainda existe uma terceira etapa com 3 provas discursivas, uma redação e outras duas específicas para a graduação  escolhida. 

  • UnB

A Universidade de Brasília sempre foi considerada uma das melhores do país desde a sua inauguração. Com um grande interesse dos estudantes, a concorrência por suas vagas é alta. 

Na prova, os tipos das questões podem ser diferentes, podendo marcar alternativa, verdadeiro ou falso, somatória ou dissertativa. 

Diferente das demais universidades, as provas da UnB são feitas duas vezes por ano, aumentando a chance dos estudantes ingressarem.

Se você tem o sonho de estudar em uma universidade pública, atente-se as datas dos vestibulares para não perder. Lembre-se que se preparar e estudar bastante é importante para garantir sua vaga! Aqui no Portal do PROA tem conteúdos que te ajudam a estudar e se preparar, aproveite!

 

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados