Trabalhar

O que é uma carta de recomendação?

por Anna Cotia - PROA9 de outubro de 2020

Uma carta de recomendação é um documento feito para confirmar suas competências e habilidades durante o período em que trabalhou em uma determinada empresa. 

Geralmente, é isenta de comentários negativos, desta forma o documento acaba sendo como um atestado de que você é um profissional íntegro.

É, na maioria das vezes redigida por um superior ou elaborada pelo responsável do departamento de Recursos Humanos. 

Com essa carta, você pode aumentar suas chances em novas oportunidades de trabalho. Conhecer a opinião de um antigo empregador é uma vantagem caso você esteja sendo contratado. 

Como conseguir uma carta de recomendação? 

O melhor momento para pedir a carta de recomendação é após assinar a rescisão do contrato de trabalho. Você pode pedir pro seu antigo líder de equipe ou ao responsável pelo RH. 

O ideal é que o autor da carta seja seu antigo superior, porque é o profissional que mais conhece seu trabalho dentro da empresa. 

Uma boa carta de recomendação deve ter: 

Dados pessoais;

Cargos exercidos;

Período de trabalho;

Informações sobre o desempenho

Indicação clara do cargo do autor da carta e sua relação hierárquica com o profissional;

Dados para contato com o autor da carta.

 

Vamos deixar um exemplo básico de uma carta de recomendação.

 EMPRESA TAL

São Paulo,XX/XX/2020

         A quem possa interessar,

         NOME DO FUNCIONÁRIO, é pessoa de meu conhecimento, exerceu XXX função, correto, competente, responsável e pontual, tendo trabalhado para esta empresa no período de (DIA) de (MÊS) de (ANO) a (DIA) de (MÊS) de (ANO), executando serviços de  manutenção, sob minha supervisão direta. Durante todo esse período manteve conduta pessoal e profissional irrepreensíveis, razão pela qual recomendo seus serviços.

         Atenciosamente,

 

ASSINATURA DO GERENTE ADMINISTRATIVO. 

Gerente Administrativo

Ou seja, se precisar de uma carta de recomendação, converse com seu superior após assinar sua rescisão, explique a importância do documento e o quanto isso irá te ajudar. Boa sorte em sua recolocação!

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados