Notícias

Profissão: Engenheiro civil

por Anna Cotia - PROA4 de novembro de 2020

É o responsável por projetar, gerenciar, executar e fiscalizar uma obra. 

Para isso, você precisa analisar dados, comparar projetos, identificar inconsistência, calcular os custos da obra, encontrar potenciais impactos ambientais, entre outras coisas. 

Quando você é engenheiro, sua função é apresentar o projeto da obra, a viabilidade, materiais usados, segurança e tempo de execução. 

Se você deseja ser engenheiro civil, precisa fazer um curso superior de Engenharia Civil. A graduação dura, em média, cinco anos. Para exercer a profissão legalmente é preciso se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). 

Sendo engenheiro, você pode trabalhar em construtoras de edifícios, apartamentos ou casas. Pode, também, fazer parte de empreiteiras e pertencer a uma equipe que faz grandes construções. 

Com uma especialização, você pode trabalhar em setores como nos aspectos geotécnicos e das estruturas, ou na lógica de transportes urbanos e aeronáutica. 

Trabalhando como engenheiro, você estará cercado por outros profissionais como arquitetos, pedreiros, empreiteiros, encanadores, eletricistas e outros engenheiros. É preciso que você demonstre sua capacidade de liderança, gestão e boa comunicação, para que não haja problemas na equipe. 

O setor é muito vulnerável e sofre constante oscilação econômica, mas sempre contou com altos salários e uma grande procura.

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados