Notícias

Profissão: Advogado

por Anna Cotia - PROA5 de novembro de 2020

É responsável por defender os interesses de uma pessoa, diante das questões legais do país. 

Quando você é advogado e vai realizar essa defesa, você precisa ter um bom conhecimento das leis, saber desenvolver argumentos convincentes e ter boa comunicação. 

Para se tornar advogado, é necessário que você realize a faculdade de Direito. O curso dura em média cinco anos. Após a sua formação, você precisará realizar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para poder atuar como advogado. Essa certificação é obrigatória no Brasil, e é realizada em duas fases em todos os estados do país. A primeira fase é objetiva e a segunda fase tem questões abertas e é preciso realizar uma peça prático-profissional. 

O exame é conhecido por ser muito rigoroso, então, caso você queira passar, é necessário muito estudo e dedicação. 

As pessoas e empresas precisam seguir várias leis e normas, por isso você pode se especializar em áreas específicas do direito, para fazer um trabalho mais detalhado e concentrar sua atenção em apenas uma vertente. As áreas mais comuns são: 

Civil

Previdenciário

Trabalhista

Penal

Ambiental

Empresarial

Eleitoral

Constitucional

Internacional

Tributário 

Escolhendo uma das áreas, você receberá e trabalhará em casos específicos da área escolhida, e os apresentará diante da justiça, onde acompanhará o processo no tribunal. 

A assessoria jurídica também é um ramo de atuação, você pode ser contratado para escrever e analisar contratos, e dar embasamento legal caso o cliente precise tomar uma decisão. 

Geralmente, como advogado, você recebe os clientes no seu escritório, cuida do caso e analisa as possibilidades de defesa ou acusação e oferece soluções com base na lei. Você pode, também, realizar consultorias sobre leis para empresas e pessoas que precisam basear suas ações e evitar problemas judiciais. 

Por prestar serviço, você pode receber seus honorários, que são combinados com antecedência com os clientes.

 

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados