Notícias

Como escolher a faculdade ideal

por Anna Cotia - PROA9 de novembro de 2020

Escolher a faculdade é um momento de ansiedade e muitas dúvidas, pois é o momento em que decidimos nossa carreira e futuro. 

Um bom jeito de começar a escolher sua faculdade é pensar nas disciplinas que você tem mais afinidade. Como por exemplo: 

Se você gosta de estudar matemática e física, cursos da área de exatas são mais sua cara, como Engenharia, Física, Ciências da Computação. 

Para a área de humanas, é bom que você tenha afinidade com linguagens, história, geografia e sociologia. Alguns cursos dessa área são Letras, Direito, Psicologia ou Administração. 

E na área de biológicas, você precisa gostar de estudar biologia e química, que abrangem cursos como Medicina, Enfermagem, Biomedicina e Odontologia. 

Depois de pensar qual área é a sua preferida, você pode começar a pesquisar cursos da área e ver qual se adequa mais ao seu perfil. Não esqueça, também, de considerar pontos importantes como as oportunidades de emprego que o curso oferece e seus gostos e habilidades pessoais. 

Outra coisa que é preciso levar em conta é qual tipo de curso superior você fará. 

Existem três tipos no Brasil: 

O bacharelado:  tem a duração mais longa (entre 4 e 6 anos) e tem uma formação mais generalista. 

Licenciaturas: são voltadas para o ensino e duram cerca de 3 e 4 anos, são a melhor escolha se você quer ser professor. 

Curso técnico: Se você quer ser inserido logo no mercado de trabalho, o curso técnico é sua melhor opção, tem a duração de 2 e 3 anos, e tem uma formação mais prática, voltada ao mercado de trabalho. 

Depois de escolher o seu curso, é preciso pensar em qual faculdade você irá estudar. Existem as públicas, que para o ingresso é necessário fazer vestibulares, e as privadas, onde é mais fácil conseguir vagas, porém é bom pesquisar bem, para não se apertar com o preço da mensalidade. 

É fundamental avaliar se a faculdade tanto pública, quanto privada é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Porque só faculdades reconhecidas podem expedir diplomas válidos a seus alunos.

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados