Estudar

O que preciso saber para o vestibular?

por Anna Cotia - PROA16 de novembro de 2020

Chegou o dia do vestibular, o dia mais esperado durante todo o ano. 

Você estudou e se dedicou ao máximo, e é normal estar uma pilha de nervos, apreensivo e tenso aguardando a tão esperada prova. Porém, você não pode deixar que o medo te domine, pois isso pode prejudicar seu desempenho no exame. 

Aqui vão alguns cuidados que você precisa tomar no dia da prova, para que você possa ficar mais tranquilo. 

Tenha uma boa noite de sono 

Dormir bem é importante para que você não esteja exausto e que seu corpo e trabalhe da melhor forma. 

Não fique estudando até tarde, não vale a pena se desgastar fazendo um milhão de exercícios na noite anterior, seu cérebro precisa estar descansado pois vai encarar uma prova longa de 4 ou 6 horas seguidas. 

Faça uma revisão simples, apenas para relembrar o conteúdo, durma cedo para que seu corpo e cérebro estejam descansados. 

Se alimente bem 

Fique de olho na sua alimentação durante o dia da prova. Não coma alimentos pesados e de difícil digestão. 

Evite comer alimentos que podem te dar dor de barriga ou incômodo digestivo. Opte por uma alimentação equilibrada com frutas, verduras, legumes e cereais. 

Para a prova leve uma água e um alimento leve. Não precisa levar todo o supermercado, apenas algo para se caso você sentir fome. 

O que levar ou não levar 

Antes de ir para a prova separe todo o material necessário para a realização da mesma. 

Confira no edital o que é e o que não é permitido levar, qual a cor certa de caneta e documentação necessária. Sempre leve os materiais em duplicidade, duas canetas, dois lápis, duas borrachas e um apontador, para que não haja surpresas, como por exemplo a caneta falhar. 

Evite levar aparelhos eletrônicos como celulares, relógios eletrônicos e outros tipos de equipamentos. Você pode ser desclassificado por portar esses aparelhos. 

Chegue um pouco antes 

Chegar com antecedência é importante, para evitar situações de estresse. Momentos de tensão e afobação não são ideais para esse dia. 

Saindo mais cedo você pode evitar se atrasar por acidentes no percurso, trânsito parado ou até mesmo chuvas inesperadas. 

Lembre-se que você é capaz, faça a prova com calma e atenção, você estudou muito e vai obter sucesso.

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados