Trabalhar

Como destacar seus diferenciais no currículo

por Anna Cotia - PROA1 de dezembro de 2020

Criar um currículo é um dos desafios de entrar no mercado de trabalho. E sabemos que a parte onde é necessário falar sobre você e sobre seus diferenciais é complicada. Por esse motivos trouxemos dicas que vão te ajudar para facilitar todo o processo! 

Para destacar seus diferenciais, você precisa escrever um resumo profissional, que é o campo do currículo que você apresenta um resumo das suas experiências e realizações. Lendo esse resumo o recrutador consegue ter uma noção de quem você é e o que sabe fazer. 

 

O resumo ideal é resumir todas as informações do currículo em poucas palavras. 

Destaque sua formação, principais experiências e conhecimento de outros idiomas. Sempre reforçando seu objetivo profissional. 

Comece falando há quanto tempo você atua na área, por exemplo: 

Se o cargo do anúncio de emprego for para  assistente administrativo, coloque de primeira 

“Experiência de 5 anos em rotinas administrativas” 

Em seguida coloque as outras áreas que você tem experiência de trabalho:

“Experiência de 5 anos em rotinas administrativas, como gestão de contratos, atendimento ao cliente, emissão de notas fiscais e cobrança.” 

E logo depois a sua formação profissional: 

“Experiência de 5 anos em rotinas administrativas, como gestão de contratos, atendimento ao cliente, emissão de notas fiscais e cobrança. 

Formada em Técnico de Administração de empresas pelo Centro Paula Souza em dezembro de 2019.” 

Insira seus conhecimentos de software, ferramentas e idiomas: 

“Experiência de 5 anos em rotinas administrativas, como gestão de contratos, atendimento ao cliente, emissão de notas fiscais e cobrança. 

Formada em Técnico de Administração de empresas pelo Centro Paula Souza em dezembro de 2019. Tenho conhecimento avançado em Power Point e Excel, falo inglês fluente.” 

E por fim, coloque suas certificações e informações complementares: 

“Experiência de 5 anos em rotinas administrativas, como gestão de contratos, atendimento ao cliente, emissão de notas fiscais e cobrança. 

Formada em Técnico de Administração de empresas pelo Centro Paula Souza em dezembro de 2019. Tenho conhecimento avançado em Power Point e Excel, falo inglês fluente (TOEFL) e fiz um intercâmbio para o Canadá em 2017.” 

Se você nunca trabalhou, utilize sua experiência acadêmica e voluntária no texto, seguindo a mesma ordem acima. 

“Nunca trabalhei profissionalmente, há dois anos organizo a festas juninas e o Natal de uma ONG, e consigo arrecadar cerca de mil reais de lucro em todos os eventos. 

Estou cursando o último ano do ensino médio no período da manhã e tenho nível intermediário de conhecimento do pacote office (Power Point, Excel e Word). 

Em 2018 fiz um curso de especialização na área comercial (Gestão financeira de Negócios) no SEBRAE e falo Espanhol intermediário.”

Para primeiro emprego é muito importante contar experiências que teve mesmo que sejam informais, para que o entrevistador tenha curiosidade de saber mais sobre você. 

Atente-se para seus diferenciais, eles serão cruciais na hora da leitura do seu currículo.

 

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