Estudar

Qual a importância do hábito de leitura?

por Anna Cotia - PROA18 de dezembro de 2020

Com toda a tecnologia de hoje, os livros físicos acabaram sendo colocados de lado, e um dos hábitos mais importantes acabou sendo perdido, o hábito da leitura. 

Ler ajuda no desenvolvimento da imaginação, potencializa a interpretação de fatos, estimula a memória e o raciocínio, ajuda no desenvolvimento da capacidade de argumentação e fundamenta o saber. 

Se você está se preparando para a graduação, ler pode te ajudar a ter um diferencial na concorrência dos vestibulares. Pois, se você lê com frequência também é capaz de fazer uma boa redação, com boas referências, o que é muito bom na hora da avaliação. 

Para desenvolver o hábito da leitura é mais fácil que você comece desde a infância. Quando criança você tem a capacidade de aprendizado mais aguçada, é mais fácil de reter informações, conhecimentos e atitudes que vão te ajudar no futuro. 

Mas caso você não tenha começado quando criança, aqui estão práticas que podem te ajudar a criar o hábito: 

 

Leia livros que serão prazerosos para você. Nem todos os livros têm o objetivo de te passar informações, de um jeito monótono. Alguns livros tem um lado prazeroso, com uma narrativa menos formal, e passam informações de um jeito descontraído. Foque nesse tipo de livro, e aos poucos vá mudando até que consiga ler todos os gêneros escritos de todas as formas possíveis. 

 

Leia para dar um descanso à mente. Quando você está lendo para estudar, geralmente os textos são muito complexos, artigos científicos, veículos de informações e conteúdos abordados nas provas. 

É importante também separar um tempo para uma leitura mais fácil, que descanse sua mente. Leia o blog que você gosta, revista de moda ou esportes, crônicas, gibis ou livros do seu interesse pessoal. Assim sua mente descansa, porém você continua exercitando o hábito de ler, para que ele não seja perdido. 

Tire uma hora do dia específica para ler. De 20 a 30 minutos do seu dia são o suficiente para ler algumas páginas, pode ser antes de dormir, ou na hora do almoço, assim a leitura se transforma em algo natural na sua rotina.

A leitura expande horizontes e te faz não só escrever, mas também te traz o poder da interpretação! E para finalizar, vamos te desafiar a ler um livro antes do ano acabar e contar aqui nos comentários qual leu!

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados