Notícias

Como ter um diploma de Harvard no currículo

por Anna Cotia - PROA21 de dezembro de 2020

Ter um diploma de Harvard é mais fácil do que parece, sabia? 

Não só Harvard, mas também de várias universidades de ponta como Yale, Princeton e MIT. 

Todas essas universidades têm uma série de cursos on-line e gratuitos, que podem ser feitos a qualquer momento, e as únicas coisas necessárias são um computador e uma rede de internet. 

Os cursos de Harvard estão disponíveis na plataforma HarvardX, uma seção do site EdX dedicada às disciplinas da instituição. Existem mais de 100 cursos disponíveis na plataforma. 

Todos os cursos podem ser feitos gratuitamente, porém, em alguns casos, é preciso pagar uma taxa para receber o certificado de conclusão da universidade. 

O HarvadX é uma iniciativa voltada para a criação de interações educativas on-line. 

E o Edx é uma organização sem fins lucrativos fundada por Harvard e pelo MIT. A ideia da criação dessa plataforma é espalhar o conhecimento para o mundo todo. 

A grande maioria dos cursos oferecidos pode ser feito no ritmo que você preferir, conhecido como “self-paced”. Porém, alguns tem data específica para o começo e o final do curso e exige um que o aluno acompanhe em determinados horários e dias. 

Na maioria dos casos, é necessário um bom conhecimento da língua inglesa para acompanhar o curso sem problemas. Pois, todo o conteúdo do curso é ministrado nessa língua, por isso a falta de fluência pode deixar as coisas mais difíceis. No entanto, alguns oferecem legendas em português, o que pode ser de grande ajuda.

Para participar é muito fácil, basta criar uma conta na plataforma (para ficar mais fácil ainda, só conectar a conta do Facebook, Google ou Microsoft à edX). Depois disso, é só escolher o curso que mais combina com você, se matricular e começar as aulas. 

Você também pode fazer cursos em qualquer outra universidade da Ivy League, como Yale, Columbia e Princeton. 

A plataforma Classcentral centralizou mais de 500 cursos dessas universidades on-lines e gratuitos e do total, 400 oferecem um certificado. 

Os cursos continuam em suas plataformas, a Classcentral apenas deixa todos juntos, para que fique mais fácil de você entrá-los. Alguns dos cursos são ministrados por sites como o edX e Coursera. Outros usam sistemas específicos como Kadenze e Canvas Network, porém todos podem ser feitos pela internet e sem nenhum custo.

 

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados