Uma das práticas que faz o trabalho em grupo ser melhor e torna o dia a dia mais fácil e produtivo é o Feedback, que além de melhorar o desempenho da equipe, ajuda também na confiança do grupo.
Mas, o que é um feedback?
É o exercício de informar outra pessoa sobre o comportamento dela, e dar a ela a oportunidade de falar sobre o seu comportamento também, cada uma com o seu ponto de vista, como uma conversa.
Um feedback pode ser feito de uma forma estruturada, em momentos estabelecidos pela empresa ou de forma espontânea e informal, sempre que houver necessidade de propor melhorias a algum colega.
Muitas pessoas acham difícil, mas é possível dar e receber feedback sem dores de cabeça e de forma natural e amigável.
Nunca dê um feedback imediatamente após algum ocorrido, espere pelo menos um dia para conversar com as pessoas, assim ninguém vai estar de cabeça quente e a conversa vai ser mais fácil.
Especifique o ocorrido, falando isoladamente de um evento, para não dar a atender que o comportamento de outra pessoa é sempre negativo, o que pode comprometer a eficácia do feedback.
Só dê o feedback se caso a ação tenha gerado impacto na empresa ou na equipe, explique qual foi o impacto e suas consequências.
Chame a outra pessoa para a conversa e pergunte para ela o que pode ser feito para que a situação mude. Ouça o outro lado da história, é importante estar aberto e prestar atenção, procurando entender a pessoa.
É importante lembrar que o objetivo do feedback é ajudar a pessoa a melhorar suas atitudes e não condená-las ou julgá-las.
Quando você for receber um feedback, é importante valorizar o momento, pois a partir desse momento você vai saber quais habilidades precisam melhorar, sendo uma oportunidade de se conhecer melhor.
Evite frases como “não é bem isso", "eu sou assim mesmo” ou “você entendeu errado”. Não arrume desculpas, apenas agradeça e reflita os pontos que foram citados pelo seu colega, e faça mudanças se for preciso.