Estudar

Hábitos que vão melhorar seu desempenho na redação

por Anna Cotia - PROA1 de janeiro de 2021

Escrever já é hábito de quem espera melhorar o desempenho acadêmico ou profissional, porém, não é apenas sair escrevendo qualquer coisa, é preciso saber organizar as ideias para que o leitor consiga compreender o que você quer dizer. 

 

Para melhorar sua escrita, é necessário que você conheça bem o código, ou seja, a língua portuguesa, é preciso entender as regras e saber como elas funcionam. Para que não seja necessário decorar toda a gramática, é preciso que você tenha o hábito da leitura. 

Ao ler, você entra em contato com a linguagem escrita e percebe como ela funciona, o que torna o aprendizado mais prazeroso e eficiente. 

Não tenha preguiça, escreva bastante e sobre tudo, sempre que puder, substitua a fala pela escrita, escreva bilhetes, escreva num diário, faça um relatório sobre um filme que você assistiu e gostou muito, escreva e-mails, ou seja, sempre crie uma oportunidade de usar a escrita. 

Lembre-se sempre de quem vai ler o que você escreve. É preciso que seu texto seja acessível e inteligível, ou seja, de fácil compreensão. 

Pesquise palavras novas, para ampliar seu vocabulário, procure os significados no dicionário ou na internet, isso fará com que seu texto fique muito mais rico e diversificado. 

Evite usar o corretor ortográfico, pois ele faz um trabalho que é seu, e ele não estará disponível ao escrever uma redação para o ENEM por exemplo, isso pode acabar te prejudicando.

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados