Trabalhar

Como ter um bom debate no trabalho

por Anna Cotia - PROA11 de janeiro de 2021

Já ouviu o ditado: “Duas cabeças pensam melhor que uma”? É verdade, pensar em grupo é realmente melhor do que pensar sozinho, especialmente quando todos estão dispostos a compartilhar conhecimentos, experiências e opiniões. 

A diversidade cognitiva torna um grupo muito mais eficiente e inteligente.

Muitos estudos dizem que muitas falhas no ambiente de trabalho vem, não do conflito, mas sim do “silêncio organizacional” que geralmente acontece para evitar conflitos. 

Ouvir opiniões diferentes pode ser desconfortável e às vezes até cansativo, mas se lembre, a diversidade é essencial para que o grupo cresça, inove e encontre novas soluções. 

É sempre bom lembrar que essas discussões devem ser feitas de forma saudável e sempre em prol das conquistas dos grupos.

Quando for expressar sua opinião, se lembre de ressaltar que todos estão na mesma equipe, atrás de um objetivo em comum. 

Tente o máximo possível, não desviar o foco da discussão. É normal que em uma conversa com muitas pessoas a conversa acabe tomando rumos diferentes, porém, é importante não esquecer qual é o motivo principal da conversa. 

Não leve a discussão para o lado pessoal. Levar para o pessoal faz com que as emoções e o ego tomem conta, fazendo com que a capacidade de reconhecer o ponto de vista de outras pessoas fique comprometida, reduzindo o potencial de resolução de problemas e inovação da equipe. 

Ouça e respeite a opinião de todos, mesmo se você discordar. 

Ouvir e respeitar é uma qualidade chamada de “humildade intelectual”, que é uma das mais importantes num debate, para que não haja nenhum atrito ou discordância que possa causar problemas, assim, todas as pessoas terão sua opinião ouvida, sem medo de serem julgadas. 

Com essas dicas colocadas em prática, você poderá resolver problemas e ter debates mais produtivos no seu trabalho, focados nas soluções e no crescimento de toda a equipe.

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados