Trabalhar

Como planejar sua carreira

por Anna Cotia - PROA15 de janeiro de 2021

Começou 2021 com a meta de alavancar sua carreira? Sabemos que um novo ano se entende por muitos como um início de um novo ciclo, onde traçamos novas metas para que o ano que está entrando seja diferente do anterior.

Para te ajudar nisso, trouxemos dicas que vão te ajudar a cumprir as metas que traçou para sua área profissional.

O primeiro passo para isso é entender onde você está na sua carreira. Pode até parecer óbvio, mas é necessário entender esse ponto para que você consiga evoluir e tomar decisões primordiais. Tenha uma conversa consigo mesmo e anote pontos como: Eu estou feliz com o que estou fazendo? Se não precisasse me preocupar com a área financeira da minha vida, eu estaria fazendo o faço hoje? O que eu quero alcançar de fato?

Anote, pense e repense sobre as perguntas e assim poderá ir para o segundo passo. 

O segundo passo é analisar onde quer chegar e por qual motivo alcançar aquele objetivo é importante para você. Você pode não estar com as metas tão claras, pois ainda não parou para refletir onde de fato quer chegar, saber isso é importante para que sua carreira comece a ter sua cara e sua trajetória, para que você seja o protagonista. Anote, qual cargo quer atingir, ou o que quer atingir dentro da empresa, como um salário maior, uma premiação ou qualquer objetivo que considerar importante.

Terceiro passo é analisar o que você precisa mudar para alcançar determinado ponto. É necessário fazer um curso? Se especializar em algo? Aprender uma nova língua?

Caso seu objetivo seja mudar de carreira, o que você precisa para iniciar nela? Sua rede de contatos está adaptada para tal?

Quarto passo é traçar metas. Vá criando pequenas metas que somadas te façam alcançar a meta maior. Um passo de cada vez, só comece! Analise o que você pode fazer agora, o que você precisa esperar mais um pouco e o que precisará de mais planejamento para que aconteça.

Quinto passo, comece a agir. Todos os pontos que traçou no passo anterior irão te ajudar a começar, vá de um em um e quebrando as dificuldades. Estipule prazos e coloque de fato isso como uma meta. Cada objetivo novo cumprido servirá de inspiração para alcançar o objetivo final traçado por você! Lembre-se, só você é protagonista da sua história!

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados