Estudar

Saiba identificar seu nível de timidez

por Anna Cotia - PROA22 de janeiro de 2021

A introversão e até mesmo a extroversão pode influenciar sua comunicação com outras pessoas e seu trabalho. 

Sua personalidade pode afetar a forma com que você trabalha e por isso o autoconhecimento é tão importante. Saber se você é mais tímido ou extrovertido pode ajudar muito na sua produtividade. 

O psicólogo Carl Jung, em 1920, explicou que os dois tipos (extrovertido e introvertido), se definem basicamente por como você carrega as suas energias e o que te deixa energizado ou esgotado. E no meio dessa escala, ainda existem os ambivertidos, que carregam um pouco das características dos dois outros tipos. 

Existem vários testes on-lines disponíveis para você descobrir em qual categoria você se encaixa mais, porém, aqui vai uma visão geral sobre as personalidades: 

Introvertidos

Preferem passar o seu tempo sozinhos, e existem em quatro níveis: 

Introvertidos sociais 

Preferem ficar sozinhos ou com um pequeno grupo, mas não são tímidos e não se importam quando tem que se relacionar com os outros.

 

Introvertidos pensativos

Não tem problemas ao ir em eventos sociais, mas costuma se perder em pensamentos. São bem pensativos, auto reflexivos e introspectivos. 

Introvertidos ansiosos

Buscam ficar sozinhos pois se sentem desajeitados. E geralmente essa ansiedade não desaparece quando estão sozinhos. 

Introvertidos contidos 

Sempre pensam antes de agir. São um pouco mais lentos pois todas as suas ações são intencionais. 

Extrovertidos 

Preferem ficar com muitas pessoas e não se importam em ser o centro das atenções, e passar muito tempo sozinhos podem esgotá-los mentalmente. São divididos em dois grupos: 

Extrovertidos afiliados 

São amigáveis, afetuosos e quebram o gelo facilmente. Tendem a ter um grande grupo de amigos e prezar muito pelos relacionamentos. 

Extrovertidos agentes 

São persistentes, assertivos e impulsionados pelo sucesso. Vão atrás dos seus objetivos com afinco e se sentem confortáveis em ser o centro das atenções, assumindo posições de liderança quando tem a oportunidade. 

Ambivertidos 

São a maior parte da população, há uma estimativa de que 68% da população mundial seja de ambivertidos. 

De modo geral, são pessoas que se sentem confortáveis socialmente, porém valorizam o momento de ficarem sozinhos. Sua introversão ou extroversão se alterna de acordo com as situações. 

Independente da sua personalidade, encontrar carreiras que combinem com você é mais fácil do que você imagina, existem carreiras que são perfeitas para pessoas extrovertidas ou introvertidas, e existem várias formas de adaptar as carreiras mais comuns a sua personalidade, então não é preciso se desesperar.

 

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados