Estudar

Saber tudo ou ser especialista numa área específica?

por Anna Cotia - PROA29 de janeiro de 2021

Quando se está no início da carreira, é normal ter muitas dúvidas, e uma dúvida que sempre aparece é: “devo ser especialista em algo ou saber de tudo um pouco?”

O famoso “generalista” é aquele que sabe um pouco de tudo, não é focado em nenhuma área específica, apenas conhece um pouco de várias coisas. 

Abranger mais coisas pode ser tanto mais fácil, quanto mais difícil, depende do ponto de vista, e do tempo que você demora pra aprender e o que você pretende aprender. Você pode passar 5 minutos ou até meses aprendendo algo e logo em seguida já focar numa coisa nova. 

O lado bom disso é que você vai ter inúmeras chances de encontrar algo que realmente goste. 

Porém, existe um problema: saber só um pouco de algo pode ser um empecilho na hora de ser contratado. Pois o contratante pode achar que não é o suficiente. 

Por outro lado, ser especialista faz com que você saiba muito, porém, apenas de uma coisa específica.

Para ser especialista vai ser preciso praticar muito. Não apenas ler sobre o que você está estudando, mas, colocar a mão na massa. 

O lado bom é que todos vão querer seus conhecimentos, por eles serem focados apenas no que o contratante precisa. 

Mas aí vem o problema: como um iniciante se torna especialista, se ainda não trabalhou na área? 

O tempo para se tornar especialista é longo, se caso essa não for sua vocação, você já terá perdido muito tempo até descobrir.

Um jeito de driblar as desvantagens é saber se equilibrar entre ser especialista e saber um pouco de tudo que envolve a área. 

 

Liste suas curiosidades e procure saber o máximo de cada coisa listada. 

Ao saber o máximo que pode, exclua os que não te interessam tanto. Aprofunde seus conhecimentos em um dos itens que sobraram e se caso não estiver te agradando tanto, vá para o próximo até encontrar o que mais te agrada

Assim você terá estudado um pouco de tudo, e vai se especializar em algo que realmente gosta e sente prazer em estudar e trabalhar. 

Ao se especializar em algo, fica mais fácil de aprender novas coisas pois suas experiências te auxiliam, assim, você pode ser especialista em várias coisas ao longo da sua carreira, indo além do horizonte e tendo muito mais oportunidades. 

Ao seguir essas dicas, será mais fácil ingressar no mercado de trabalho, pois saberá de tudo um pouco, porém será focado em algo que te agrada.

 

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados