Estudar

Como reconhecer seus pontos fortes e fracos

1 de fevereiro de 2021

Uma parte importante do autoconhecimento é descobrir quais são seus pontos fortes e fracos. Trabalhar esses pontos pode te ajudar a desenvolver suas habilidades para o futuro. 

No começo pode ser meio abstrato e difícil, mas conforme você vai refletindo fica mais fácil de identificar. 

Para te ajudar nessa reflexão, aqui vão alguns exercícios: 

1º Escreva quais seus pontos fortes e fracos 

Faça duas colunas e de um lado coloque os pontos fortes e do outro lado coloque os pontos fracos. Para os pontos fortes pense naquilo que você é realmente bom, que se destaca, como por exemplo falar em público ou solucionar problemas de formas criativas. Para os pontos fracos pense nas coisas que não tem tanta experiência e que atrapalham sua performance, coisas como não ter fluência em outro idioma ou não saber resolver conflitos, por exemplo. 

2º Faça uma retrospectiva para ajudar 

Para te ajudar a lembrar dos pontos fortes e fracos, faça uma retrospectiva do seu ano, apontando exemplos reais em que alguns pontos se destacaram, assim será mais fácil de lembrar e saber. 

Ao descobrir todos os pontos, você pode começar a pensar em desenvolvê-los. Um ponto forte pode ser desenvolvido para que você se torne um especialista, e uma fraqueza pode ser desenvolvida para que não atrapalhe seu desempenho. Pense no que é prioridade para você, nem sempre é tão óbvio, porém existem pontos que são neutros e não valem tanto esforço assim, pois não atrapalham e não se destacam. 

Para saber se está indo para o caminho certo, peça um feedback de algum colega de trabalho, assim terá uma visão externa do seu avanço, tendo um quadro mais realista da situação. Aqui no Porta PROA você pode aprender como receber e dar um feedback.

Ao descobrir seus pontos fortes e fracos, você poderá seguir seu próprio caminho de autoconhecimento e desenvolvimento, o que te ajudará bastante em qualquer fase da sua vida.

 

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados