Notícias

Como driblar o cansaço em momentos importantes

por Anna Cotia - PROA3 de fevereiro de 2021

O cansaço é sempre um vilão para quem gosta ou precisa trabalhar várias horas. Ele afeta diversos profissionais independente da carreira ou cargo. 

Uma maneira de perceber o cansaço é reparar se você está trabalhando por longas horas mas mesmo assim cumprindo muito pouco das obrigações, se isso estiver acontecendo é hora de dar uma pausa, mas como descansar?

A resposta mais fácil é tirar uma folga e descansar em casa, porém nem sempre isso é possível né? 

Então aqui vão umas dicas caso você esteja longe das férias mas cansado demais: 

Existem alguns sinais que você precisa reconhecer, eles são: 

Estar emocionalmente exausto: se sentir esgotado, cansado e desmotivado mentalmente e fisicamente.

Perda do foco facilmente: quando você começa a gastar muito mais energia e demora muito mais tempo para realizar o mínimo.

Despersonalização: Se referir a outras pessoas por características como “a chata da recepção”. Você começa a ver as pessoas com quem trabalha como um fardo, fica ressentido. 

Um conselho clichê, mas que funciona é, começar cuidando dos aspectos físicos, como cuidar da alimentação, oito horas de sono e exercícios físicos podem te ajudar a melhorar, fazendo você sair do ciclo de maus hábitos. 

Outra coisa importante é colocar regras no uso de aparelhos eletrônicos, pois a luz das telas atrapalham seu ciclo circadiano, o período que determina o ciclo biológico do corpo, o que torna mais difícil pegar no sono. 

Separe sua vida profissional da sua vida pessoal, é normal para pessoas sobrecarregadas vincularem muito mais intensamente seu trabalho e sua vida. 

Faça coisas que você gosta e que te tirem do mundo de trabalho, assim todas as suas energias poderão ser recarregadas com coisas prazerosas, pode ser yoga, cozinhar, sair com os amigos ou ler um livro. Mas tenha certeza que é algo que você deseja fazer e não algo que você acha que deve fazer. 

Mesmo fazendo tudo isso, às vezes o corpo já está em uma situação crítica e precisa mesmo de uma folga. Muitas vezes você começa a sacrificar sua saúde mental e física e nada pode dar jeito além de uma pausa. 

Converse com o seu chefe, arranje um jeito de pegar uns dias das suas férias, deixe explícito o porquê de você precisar tanto desse tempo, e explique que você e a empresa estarão em melhor situação se você recuperar as energias e voltar 100% recarregado para o trabalho.

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados