Formas de conseguir estudar no exterior

por Anna Cotia - PROA5 de fevereiro de 2021

Muita gente tem o desejo de sair do país e fazer intercâmbio para ter novas experiências e conhecer novas culturas. 

Pode parecer uma ideia cara e difícil de ser alcançada, mas você sabia que existem maneiras de estudar de graça ou de forma mais acessível no exterior? 

Como fazer o estudo no exterior caber no orçamento? 

 

Aplique sempre que possível para universidades gratuitas

 

Assim como no Brasil, muitos países contam com universidades gratuitas ou com o valor bem baixo.

Como na Alemanha, lá todos os cursos de graduação e doutorado são 100% gratuitos, com exceção do estado de Baden-Württemberg. 

Em Paris, a Sorbonne também está no grupo de universidades gratuitas, apenas é preciso pagar uma taxa de inscrição de pouco menos de €200. Uma única exigência é falar francês, pois todas as aulas são ministradas nessa língua. 


 

Faça uma lista com países que você deseja estudar e comece a pesquisar. Pesquise bem sobre as universidades, custo de vida e se tudo cabe no seu bolso. 

É preciso pesquisar bastante para não acabar indo para um lugar com o custo de vida muito alto, mesmo que a universidade seja gratuita, como a Noruega. 

 

Bolsas de estudo são a forma mais óbvia e simples de reduzir os gastos e estudar gratuitamente. Muitas vezes são bem competitivas, mas é possível conseguir com bastante estudo e dedicação. 

Existem inúmeros tipos de bolsas para estudar fora, pesquise bem qual combina mais com você, com o destino que você deseja ir e com a sua situação financeira. 

Além das universidades, você pode também ir para o exterior como voluntário.  Assim você também poderá aprender muita coisa e realizar o sonho de morar em outro país. 

Alguns programas de trabalho voluntário oferecem moradia e comida em troca de trabalho. Assim os dois lados ganham, você aprende coisas novas gastando pouco e eles recebem ajuda no trabalho. 

Outra forma de reduzir gastos é trabalhar enquanto estudar no exterior. Se atente às especificações do seu visto de estudante, em alguns países você pode trabalhar em qualquer lugar, em outros apenas em empregos vinculados com a universidade como em bibliotecas, lanchonetes e etc. 

Mais uma vez, pesquise bem sobre as especificações, para que você arranje um emprego que te ajude a se manter no país e realizar seu sonho. 

Acompanhando todas essas dicas você poderá se graduar internacionalmente gastando o menos possível, lembre-se que não é só porque você tem um orçamento mais apertado que você não pode realizar seu sonho.

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados