Muito se ouve falar sobre investimento, porém, o que de fato é isso? Significa aplicar dinheiro com a expectativa de receber no futuro um rendimento sobre o dinheiro investido, como juros, dividendos e lucros.
Para ser um rendimento lucrativo é preciso que a taxa de lucro seja maior que a de custos.
Por exemplo
Você pega R$ 30.000,00 emprestado no banco, com uma taxa de 3% ao mês, o objetivo desse empréstimo é abrir seu próprio negócio.
É preciso que a taxa de lucro seja superior à taxa do empréstimo, uma diferença entre ambos te dá o lucro ou rendimento líquido.
Com o futuro incerto, o risco relacionado ao rendimento do investimento é inevitável, já que as condições futuras são desconhecidas.
Você precisa ter noção dos riscos do ato de investir antes de tomar uma decisão.
Riscos e Retornos
Os investimentos têm duas variáveis: Risco e Retorno, que estão positivamente relacionadas.
O potencial de retorno será maior se o risco de investimento for maior também, e ao contrário também, quanto menor o risco, menor o potencial de retorno.
Quando você investe, é preciso tomar decisões considerando essas duas variáveis, é o seu papel estudar quanto do seu dinheiro deve ser investido com o objetivo de receber algum benefício futuro.
Por isso, é necessário que o investidor continue estudando sempre sobre investimentos.
Investir é basicamente abrir mão do seu dinheiro hoje para investir em algo que vai te dar um rendimento maior no futuro. E o retorno está ligado ao risco, quanto maior o risco, maior o potencial e vice-versa.