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Livros para alavancar sua carreira

Para estar bem no mercado de trabalho é preciso se atualizar sempre, e estar por dentro de tudo, uma forma de abrir sua mente e criar novas habilidades são ler livros que falam sobre o mercado de trabalho. 

Montamos uma lista com leituras que vão te ajudar a abrir as portas e conseguir um lugar no mercado: 

1- “Pense como um Freak” - Stephen J. Dubner 

Esse livro vai te ajudar a resolver problemas dos simples aos complicados de maneira eficiente. 

A primeira coisa que o autor deixa claro é: o primeiro passo é reconhecer que você não tem todas as respostas. Ninguém sabe de tudo e é importante você entender isso. A honestidade é o caminho para que você experimente as coisas, e experimentar pode te fazer aprender lições valiosas. 

2- “De onde vez as boas ideias” - Steven Johnson 

 

Evolução e inovação vem no momento certo. O possível adjacente. O autor deixa claro que as ideias que mudam o mundo, não vem em saltos repentinos, mas sim evoluem ao longo do tempo, mas esse desenvolvimento lento pode ser acelerado por alguns fatores. Como as plataformas, redes e espaços compartilhados que ajudam as ideias a se combinarem, tornando maior o adjacente possível. 

3- “A arte de fazer acontecer” - David Allen 

Esse livro te ensina a estabelecer prioridades e entregar soluções no prazo certo para se destacar no seu trabalho e na sua carreira. Mesmo não parecendo difícil, muitas pessoas não conseguem. 

No livro David Allen fala sobre o método que desenvolveu para ajudar. O método se chama GTD (Getting Things Done) que traduzido significa “Deixando as coisas prontas” ou “Concluindo tarefas”. Allen define “qualquer coisa atraindo nossa atenção que não está no seu devido lugar do jeito que está” como “circuitos abertos” e é neles que ele atua. Com o GTD, você controla os circuitos abertos, focando sempre na sua tarefa atual, sem nenhuma distração. 

4- “Deep work” - Cal Newport 

O livro deep work é sobre trabalhar de maneira mais profunda. Para o autor, trabalhar profundamente é conseguir ficar numa única atividade que demanda grande atenção cognitiva, sem se distrair. E como as distrações estão por todo lado, isso não é uma tarefa fácil. Nessa obra você conhecerá as habilidades necessárias para o deep work, o porque a multitarefa está matando a produtividade e muito mais. 

5- “Mindset” - Carol S. Dweck 

O centro do que você faz, pensa e sente são as atitudes mentais que você adota todos os dias. Assim, é importante saber que a atitude mental fixa impede o seu crescimento e a sua atitude mental progressiva te leva ao sucesso e aperfeiçoamento. Quando você realmente refletir sobre isso, descobrirá que é possível usar a atitude mental progressiva para mudar tudo em sua vida, para melhor. Ou seja, não deixe a atitude mental fixa atrapalhar você. Essa fantástica obra ganhou espaço relevante entre os livros sobre mercado de trabalho.

6- “As armas da persuasão” - Robert Cialdin 

O autor é PHD em psicologia, e nesse livro descreve estratégias psicológicas que podem ser utilizadas no processo de convencimento. Ele as organiza em 6 princípios fundamentais, que chamou de “as armas da persuasão”, que consistem em identificar um padrão de comportamento e explorá-lo para conseguir alcançar algum objetivo desejado. Com a habilidade da persuasão aguçada, você aprende a reconhecer esses padrões e fazer com que a outra parte seja influenciada a dizer sim por meio deles. 

7- “Decisive” - Chip Heath & Dan Heath 

Esse livro te ensina a como sair da zona de conforto e aprender como fazer as melhores escolhas pessoas e profissionais. Os autores explicam como nossas decisões moldam nossas vidas, mesmo sendo transformadoras ou insignificantes. Mas nem sempre pensamos de maneira racional porque essas decisões estão ligadas a diversos ideais pré concebidos. Chip & Dan falam sobre como é importante refletir sobre qualquer escolha que for fazer, e nunca ignorar outras possibilidades. 

8- “Os hábitos das pessoas altamente eficazes” - Stephen R. Covey 

Nessa obra você aprenderá lições para a sua transformação pessoal. Segundo Covey, mudando de dentro pra fora você conseguirá mudar seu destino, mexendo seus hábitos e caráter.

Então, conheça os sete hábitos que devem ser desenvolvidos e que farão de você um profissional diferenciado no mercado de trabalho.

 

Esses hábitos são:

1) Proatividade; 

2) Clareza dos seus objetivos; 

3) First Things First; 

4) Pense no ganha-ganha; 

5) Entenda primeiro, para depois ser entendido; 

6) Aposte na sinergia;

7) Traga novos hábitos, mas se reorganize para manter os hábitos atuais. 

9- “Nunca almoce sozinho” - Keith Ferrazzi 

O assunto deste livro é o networking, é basicamente um guia para relações profissionais. Keith oferece várias dicas legais para conseguir criar relacionamentos duradouros e não apenas contatos superficiais. 

O livro fala que o importante é ser realmente bem intencionado ao ajudar as pessoas e isso, eventualmente, voltará para você, por meio de conexões fortuitas em sua rede. 

Agora sua estante vai ficar cheia de leituras muito importantes para seu futuro profissional, e estando bem atualizado você poderá conseguir um espaço de destaque na sua área.

 

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