Notícias

Segredos para encarar o mercado de trabalho

por Anna Cotia 7 de abril de 2021

Estamos vivendo um momento onde estar no mercado de trabalho é muito valioso. Porém, não é tão fácil se manter em destaque. Por esse motivo trouxemos 10 dicas que vão te ajudar a se destacar e garantir seu emprego.

1. Tenha um propósito

Qual é seu objetivo dentro do trabalho? Você deseja administrar uma empresa? Ou apenas quer alcançar um cargo de gerência? Ou está em fase de estágio e quer ser efetivado? Saber as respostas dessas perguntas é muito importante para os próximos e se destacar.

2. Estipule metas 

Para alcançar seu objetivo é essencial você precisa estipular pequenas metas, essas metas precisam ser pequenas e alcançáveis, e que após você concluí-las e somando os resultados, seu objetivo será alcançado. 

3. Tenha foco

Só objetivos e metas não são o suficiente para te manter em destaque no trabalho, é preciso ter foco para cumprir com suas obrigações tanto com a empresa, quanto consigo mesmo. Você só conseguirá lidar com as adversidades que aparecem se tiver foco. 

 

4. Seja alguém positivo 

Use suas energias para focar nos pontos positivos tanto na empresa, quanto na sua vida pessoal, manter a positividade ajuda a seguir de cabeça erguida. Por exemplo: foque em suas forças e no que você consegue se destacar, invés de focar em algum erro que cometeu. 

5. Se engaje

Toda empresa quer ter profissionais engajados no time. Além do profissional vestir a camisa da empresa, ele apresenta ótimos resultados. Ao se engajar, você mesmo vai conseguir perceber sua satisfação com seu trabalho.

6. Postura de liderança 

Alguém que tem a postura de líder se torna uma motivação para os demais, um exemplo e inspiração. Mas antes de liderar os outros, pratique a auto liderança, tenha responsabilidade de assumir seus erros e acertos. Não espere alguém lhe motivar, seja seu próprio motivo.

7. Não fique na zona de conforto

É mais fácil para todas as pessoas seguirem aquilo que está mais óbvio e mais confortável, porém ficar preso ao automático e a facilidade não trará mudanças e nem destaque. 

8. Empreenda

Embora muitos achem isso, empreender não é apenas criar um novo negócio. Empreender é trazer inovações, seja lá onde você esteja, trazer ideias que possam fazer a  empresa em que trabalha ganhar destaque. 

9. Pratique a empatia

Não esqueça em nenhum momento que mesmo com as diferenças, todas as pessoas que trabalham com você são seres humanos, cada um com a sua trajetória, cada um com sua limitação e função. Tente ouvir e buscar entender o que seus colegas de trabalho têm a dizer, seja lá qual for a circunstância. Mesmo que lidar com pessoas não seja uma tarefa fácil, fazendo isso você conseguirá estabelecer relações de confiança.

10. Não pare de estudar

Que o mundo está mudando a todo momento, isso você já sabe, mas o que você está fazendo para acompanhar essa mudança? Para seu crescimento na carreira, é essencial desenvolver novas competências e aprimorar as que já possui.

Todas essas dicas vão te ajudar a se destacar dentro do seu emprego, além disso, seus objetivos também podem ser alcançados se não esquecer de usar as dicas acima. Não esqueça que antes de tudo, só você é responsável por seu crescimento e destaque.

 

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados