Notícias

Vestibular do meio do ano: Qual curso escolher?

21 de abril de 2021

Ainda está em dúvida de qual curso escolher e o processo seletivo do meio do ano está se aproximando? Talvez essa lista dos dez cursos superiores mais procurados pelos estudantes possa te ajudar. 

São as graduações que reúnem o maior número de matrículas, segundo o mais recente Censo da Educação Superior (2016) do Ministério da Educação. Com mais de 200 opções de cursos no país, metade dos estudantes escolheram essas, talvez alguma delas combine com você. 

 

Direito: Se você tem grande interesse na área social e política, esse curso combina com você. Os alunos que escolhem essa área também gostam muito de história, cultura, leitura e se comunicam bem oralmente e por escrito. 

Administração: As pessoas que mais procuram esse curso são as que tem vontade de empreender ou trabalhar em empresas e pessoas com pais que já tem um negócio e tem interesse em comandar esse empreendimento um dia. Gostar de lidar com pessoas é um ponto muito importante para escolher esse curso, pois na área administrativa é preciso interagir com as pessoas para gerar resultados. 

Pedagogia: Os alunos desse curso são sensíveis, criativos, alegres, dinâmicos, têm paciência para ensinar e claro, tem que gostar de crianças. Pois o curso é uma licenciatura para dar aulas para crianças até o 5º ano do ensino fundamental ou direção escolar e coordenação pedagógica. 

Engenharia Civil: É preciso ter afinidade com a área de exatas e facilidade na resolução de problemas numéricos e emprego de ferramentas tecnológicas. Os alunos dessa área tem um bom raciocínio lógico e criatividade, sempre buscando resolver problemas de forma objetiva. Esse curso associa uma área tradicional a diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho e geralmente tem bons salários. 

Ciências Contábeis: Para seguir essa área é preciso ser dinâmico e saber trabalhar sob pressão, e usar bem a tecnologia. Os alunos geralmente são organizados, discretos, gostam de seguir uma rotina e não se importam em trabalhar em lugares diferentes. 

Enfermagem: O aluno de enfermagem precisa ter compaixão e empatia pelas pessoas, ter o desejo de ajudar e encontrar essa ajuda de forma científica. Saber tomar decisões sob pressão também é muito importante. Antes de escolher esse curso é preciso ter a certeza que quer trabalhar com pessoas, não apenas as que precisam de ajudas, mas toda uma equipe de médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e etc. 

Psicologia: O profissional estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, ideias e valores. O aluno de psicologia precisa gostar de pessoas, gostar de ler, boa comunicação e habilidade em trabalhar em grupo. 

Educação Física: Os alunos que escolhem educação física são pessoas dinâmicas, proativas e protagonistas, gostam de realizar exercícios físicos e tem a vida ativa, valorizam bastante a imagem, os cuidados com o corpo, a alimentação saudável e o bem estar pessoal e coletivo. Tem afinidade tanto com a área da saúde, quanto com a área da educação. 

Arquitetura e Urbanismo: Os interesses dos alunos são o desenho, artes e história. A área também é levemente voltada para a matemática e física. Os desenhos da área vão além dos tradicionais, são feitos também em aplicativos e programas de computador. Os alunos geralmente têm interesse em melhorar a vida das pessoas nas cidades, casas, ambientes de lazer, trabalho e mobilidade. 

Engenharia de Produção: Essa área associa conhecimentos de engenharia a técnicas de administração e fundamentos da economia para ordenar atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Os alunos precisam saber lidar com desafios e problemas não estruturados que exigem muita habilidade para serem solucionados. É preciso ter facilidade em matemática, física e raciocínio lógico. 

Essa lista pode te ajudar a escolher um curso, ou entender qual é seu perfil como aluno e recorrer a uma área similar. 

Não se esqueça que não existe problema em não saber ao certo o que fazer, ao se conhecer melhor você conseguirá um caminho que te fará feliz.

 

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados