Você sabe o que é leitura dinâmica?

por Anna Cotia - PROA28 de abril de 2021

Às vezes você percebe que está demorando muito para ler? Parece que demora uma eternidade para terminar de ler um texto, um livro ou uma apostila? Não se preocupe, você não está sozinho. 

As vezes é por não gostar muito de ler, às vezes por dificuldades na concentração ou então só não cultiva o hábito, esses motivos fazem com que você demore muito pra chegar no fim da página, ainda mais quando é algo didático. 

Uma coisa que pode te salvar é a leitura dinâmica. Essa técnica te ajuda a ler mais rápido, mas sem prejudicar sua compreensão do texto. 

 

Primeiramente, o que é leitura? 

Leitura é o processo de decodificação que acontece em duas etapas. Na primeira, você vê os símbolos, que são as letras, acentos e a pontuação, e, na segunda, você compreende o significado dos símbolos. 

Isso acontece em todos os tipos de leitura, inclusive nas não verbais, como as placas de trânsito. 

Mas para isso, você precisa ter uma certa familiaridade com o conteúdo, caso você leia uma palavra que não conhece, ela será apenas um conjunto de letras sem significado. 

Então, não adianta tentar aplicar esse método de leitura se você não tiver familiaridade com o conteúdo estudado. Então sempre preste atenção nas aulas e absorva o conteúdo para essa técnica te ajudar a aprimorar seus estudos. 

 

O que é leitura dinâmica? 

A técnica de leitura dinâmica consiste em ler de forma rápida sem deixar de absorver conteúdo. 

Na maioria dos casos, a única maneira de melhorar a etapa de interpretação e vivência é ler cada vez mais, para expandir os conhecimentos e o vocabulário. 

Como aprender a leitura dinâmica: 

A primeira dica para ler de forma mais rápida é deixar de lado a mania de ler em voz alta. 

Isso ocupa muito tempo e não faz com que você absorva o conteúdo de forma mais fácil, apenas te atrasa, sendo que o tempo é um bem precioso. 

 

A segunda dica é sobre o salto dos olhos, você sabe o que é isso? 

É o movimento que você faz com os olhos ao ler, percorrendo toda a página. Esse movimento acontece em saltos. 

Por exemplo, pessoas que precisam utilizar o dedo ou uma régua para ajudar a ler, tem o salto dos olhos muito pequeno ou até inexistente, o que faz com que a leitura demore mais tempo. 

Ou seja, quanto maior o salto, mais rápida a leitura. 

Uma prática que precisa ser feita para a leitura dinâmica é aumentar o salto dos olhos, mas, como fazer isso? 

Digite uma frase em uma folha. Copie essa mesma frase em várias linhas, mas vá aumentando o espaçamento entre as palavras. Para entender o que está escrito, seus olhos terão que dar saltos cada vez maiores. Veja um exemplo:

 

O menino atravessou a rua cuidadosamente.

 

O menino       atravessou a rua       cuidadosamente.

 

O menino              atravessou a rua        cuidadosamente.

 

O menino                            atravessou a rua       cuidadosamente.

 

O menino                                       atravessou a rua cuidadosamente.

 

Não é preciso que você digite a mesma frase, você pode escolher frases diferentes, ou um texto maior e fazer cada linha do texto com um espaçamento, ou pode usar até mesmo palavras soltas ou figuras, o importante é aumentar o espaço a cada frase, para forçar seus olhos a saltar de uma ponta a outra sem perder o ritmo. 

Terceira dica é o Scannig, que consiste em passar os olhos pelo texto e focar nas informações mais importantes, sem precisar necessariamente ler. 

Ao passar os olhos você deve procurar sinais de organização, como marcadores ou numeração, palavras destacadas em negrito, itálico ou sublinhadas e o uso de números (por exemplo, em datas ou valores). 

Assim você consegue informações simples de um texto de forma clara e sem perder tempo.

 

A quarta dica é o Skimming, que é uma complementação do Scannig. Os dois têm a mesma proposta: obter informações de forma rápida, porém existe uma diferença entre as técnicas. 

Enquanto o Scannig te ajuda a pegar informações específicas, o Skimming te ajuda a obter uma ideia geral do texto. 

Você precisa se concentrar em partes estratégicas do texto, como o título, subtítulo, legendas de imagens, gráficos e parágrafos estratégicos, geralmente o primeiro e o último. 

Assim você terá uma uma noção geral do texto, porém sem ler por completo, te ajudando a otimizar o tempo.

Essa prática te ajuda em muitas áreas no estudo, e principalmente em otimizar o tempo, assimilando o conteúdo em menos tempo você poderá estudar mais matérias e adquirir mais conhecimentos. A leitura dinâmica te ajuda a memorizar melhor muitas coisas, pois estimula sempre a entender o conjunto de ideias e não palavra por palavra, e entender isso fará com que você compreenda o conteúdo e não o decore. E o último benefício é a concentração, esse método te ajudará no foco e você não precisará ficar na agonia de estudar várias horas seguidas para entender alguns conteúdos.

Siga o PROA nas redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • YouTube
® Copyright 2017 | Todos os direitos reservados